Pesquisar

Canais

Serviços

Contradições

Ronaldinho e irmão pediram passaportes, diz defesa de empresária

Folhapress
09 mar 2020 às 10:01
- Ministério Público do Paraguai
Publicidade
Publicidade

Os advogados de Dalia López, Marcos Estigarribia e Alvaro Arias, afirmaram, na manhã desta segunda-feira (9), que Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto de Assis pediram à empresária que conseguisse para eles passaportes paraguaios "com a finalidade de fazer negócios no Paraguai".

A declaração contradiz a versão dos brasileiros. Eles, que foram convidados por ela para participar de uma série de eventos de uma fundação beneficente, declararam num primeiro momento que os documentos foram oferecidos como um presente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estigarribia disse que foi feito um depósito de US$ 5 mil pelos irmãos, presos preventivamente desde sexta (6), para agilizar o trâmite dos passaportes e que López jamais desconfiou que os gestores dessa área do governo iriam dar continuidade ao processo com dados falsos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SPFC Play

São Paulo fecha parceria para alavancar plataforma própria de streaming

Imagem de destaque
Suspenso

Gabigol agradece apoio da torcida do Fla após suspensão: 'pelos nossos'

Imagem de destaque
Saiba mais

Golaços, tabu mantido e polêmicas: finais de Estaduais no sábado pegam fogo

Imagem de destaque
Estudo extra

Dorival usou vídeos do Flamengo, SPFC e Tite como lição de casa a jogadores


"A senhora Lopez não sabia que eram falsos, ela apenas, ao receber o pedido, o repassou a gestores que tramitam esse tipo de documento no país", disse Arias, sem citar nomes.

Publicidade


Segundo o advogado, a empresária não pagou nada aos brasileiros para que fossem ao país e não tinha projetos de negócios com eles.
López, que tem ordem de prisão decretada, havia dito, por meio de seus advogados, que se entregaria nesta segunda-feira (8). Arias, porém, afirmou que isso ainda é incerto. A defesa nega que ela esteja foragida e sustenta que está em Assunção.


Conforme publicado pelo jornal ABC Color nesta segunda, a esposa do empresário Wilmondes Sousa Lira, Paola Oliveira, entregou à Justiça do Paraguai mensagens e gravações que demonstram que teria sido López quem se encarregou de produzir e confeccionar os documentos falsos.

Publicidade


As mensagens de WhatsApp enviadas por López a Oliveira mostravam fotos dos documentos prontos e textos em que comemorava sua influência junto às autoridades que confeccionam passaportes.


A defesa dos brasileiros disse que eles receberam os documentos de Lira. Em depoimento na sexta, o empresário afirmou apenas ter sido o intermediário da entrega e que López tomou conta de tudo desde o princípio.

Publicidade


Neste domingo (8), o advogado dos irmãos, Sérgio Queiróz, declarou que os documentos falsificados apreendidos com a dupla "foram oferecidos a Assis como um modo para que fizessem negócios no Paraguai. E eles aceitaram essa proposta".


Indagada sobre que tipo de negócios, a defesa não especificou. "Eles têm interesse em realizar negócios aqui como em várias partes do mundo."

Publicidade


Para Queiróz, os dois estão detidos de forma "totalmente abusiva e ilegal" e a decisão do sábado (7) da juíza Clara Ruíz Díaz de acatar o pedido do Ministério Público e determinar a prisão era "rasgar a legislação paraguaia".


Quando indagado sobre um possível vínculo com o crime organizado paraguaio por meio de López, Queiróz afirmou que ambos não tinham "nenhum vínculo com ela além dos eventos de que participariam aqui no Paraguai".

Publicidade


Ronaldinho chegou ao país no dia 4, a convite de Nelson Belotti -um dos donos do cassino Il Palazzo, localizado no hotel em que o ex-atleta estava inicialmente hospedado- e da empresária.


Uma página no Facebook, "Ronaldinho en Paraguay", anunciava nos últimos dias quais seriam os compromissos do brasileiro ao lado de López, representante da Fundação Fraternidade Angelical.

De acordo com a programação, o ex-jogador participaria do lançamento de um livro e do programa "Móvel de Saúde para Meninas e Meninos", uma iniciativa anunciada pela empresária para oferecer assistência médica gratuita a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no país.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade