Pesquisar

Canais

Serviços

Precauções

Santos age para proteger Jesualdo, em idade de risco, de coronavírus

Gabriel Carneiro - Folhapress
17 mar 2020 às 09:43
- Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

A pandemia do coronavírus alterou a rotina do esporte no Brasil, país da América Latina com mais casos oficiais. A CBF suspendeu as competições nacionais, e o fim de semana teve portões fechados em jogos dos Estaduais, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro. Uma das partidas sem público neste fim de semana foi a vitória do São Paulo sobre o Santos, que tem tomado atitudes para evitar a exposição de seu treinador, Jesualdo Ferreira. Aos 73 anos, ele faz parte do grupo de risco da doença.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a letalidade do coronavírus chega a 8% para infectados entre 70 e 79 anos. A taxa só é maior -chega a 15%- para pessoas acima de 80 anos, contra 2 a 3% de adultos até 60 anos e 3,6% para pessoas entre 61 e 69 anos. O grupo de risco também tem asmáticos, pessoas com doenças no coração, fumantes e diabéticos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por tudo isso, o departamento médico do Santos iniciou uma série de ações nos bastidores para não expor ainda mais o técnico aos riscos de contaminação. Jesualdo foi instruído a lavar as mãos com frequência, não cumprimentar outras pessoas e nem manusear objetos, como pranchetas ou instrumentos de treino, que tenham sido tocados por outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preparação antecipada

O que Tite está fazendo no Flamengo pensando nos desfalques da Data FIFA

Imagem de destaque
"Eu vim para tentar ajudar"

Rincón fala sobre reconstrução e diz que quer jogar Libertadores no Santos

Imagem de destaque
Após sequência de jogos

Corinthians tem 1ª semana livre com António Oliveira

Imagem de destaque
Romero marca dois

Corinthians espanta zebra, domina o Cianorte e avança na Copa do Brasil


Além disso, ele também não concedeu entrevista após a partida contra o São Paulo para não ter contato próximo com os membros da equipe da emissora detentora dos direitos de transmissão. O atacante Arthur Gomes, autor do gol santista no confronto, atendeu à imprensa. Este procedimento já estava previsto mesmo se o Santos vencesse o confronto no Morumbi.

Publicidade


No domingo (15), o Santos também anunciou que o atendimento a jornalistas no CT Rei Pelé está suspenso por tempo indeterminado. A ideia é que o mínimo de pessoas esteja envolvido na rotina do clube até o surto do coronavírus diminuir. Profissionais da área médica também alertaram sobre prevenção a funcionários de todos os departamentos, espalharam recados e suportes com álcool em gel e distribuíram máscaras.


O clube também cancelou uma reunião do Conselho Deliberativo em que seria votado um possível impeachment do presidente santista, José Carlos Peres. Além disso, um vídeo bem-humorado sobre prevenção ao coronavírus foi divulgado.

Publicidade


Jesualdo Ferreira é o técnico mais velho entre os clubes da elite do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro. O santista fará 74 anos em maio e tem contrato com o clube até o fim de 2020. Por enquanto são 12 jogos: seis vitórias, três empates e três derrotas. O Santos lidera o Grupo A do Campeonato Paulista e o Grupo G da Copa Libertadores neste momento.


Tanta preocupação com o treinador acontece porque idosos são mais vulneráveis ao vírus. A partir dos 60 anos, o sistema imunológico sofre deterioração natural do envelhecimento, isso além do fato de doenças se tornarem mais comuns. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo recomendou que idosos estoquem alimentos e remédios em casa para evitar saídas e contatos desnecessários com outras pessoas.

As recomendações principais para proteção dos idosos são as mesmas do restante da população: lavar a mão frequentemente com água e sabão por ao menos 20 segundos, evitar tocar o rosto com as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel (depois descartá-lo), limpar e desinfetar objetos tocados e manter uma boa alimentação.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade