Pesquisar

Canais

Serviços

Polêmica

STJD confirma rebaixamento do Londrina e mantém Figueirense na Série B

Tiago Santos - Estagiário*
07 fev 2020 às 10:10
- Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube
Publicidade
Publicidade

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) determinou, na quinta-feira (6), o arquivamento do processo movido pelo Londrina Esporte Clube solicitando a retirada de três pontos do Figueirense e a alteração na tabela da Série B. A decisão confirma o rebaixamento do Tubarão para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

A situação estava em aberto desde dezembro de 2019. O Londrina alega ter sido prejudicado pelos resultados de outros dois julgamentos que envolviam o Figueirense. No caso do WO sofrido contra o Cuiabá, na 17ª rodada da Série B, o Figueira foi punido com multa de R$ 3 mil, mas não perdeu pontos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A outra reclamação é sobre o fair-play financeiro, já que os jogadores do Figueirense não foram a campo porque estavam com salários atrasados. Nesse caso, o clube catarinense acabou absolvido, mas o Londrina solicitou que o adversário fosse excluído da competição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Volante

Tímido fora de campo e um 'animal' dentro dele, Aníbal Moreno encanta o Palmeiras

Imagem de destaque
Centroavante

Sem Deyverson e Jeh, Santos tenta achar solução para início da Série B

Imagem de destaque
Novo técnico

São Paulo corre contra o tempo para ter Zubeldía na Libertadores

Imagem de destaque
Investigação de apostas

John Textor, do Botafogo, diz em CPI do Senado que há manipulação de resultados no esporte


No entendimento do procurador geral Felipe Bevilacqua, o julgamento do caso foi encerrado e não há hipótese de reanálise. Segundo Bevilacqua, ficou decidido que não havia inadimplemento no questionamento sobre o fair-play financeiro no Figueirense, inclusive com o aval do Ministério Público de Santa Catarina após análise de toda a prova documental juntada pelo clube denunciado.

Publicidade


O procurador ainda acrescentou a única forma pela qual poderia haver nova denúncia contra o Figueirense.


"A condição de procedibilidade para o oferecimento de nova denúncia por ausência de pagamento do clube noticiado aos atletas, na forma do artigo 17 do REC da série B – 2019, somente teria pertinência caso o noticiante trouxesse prova inequívoca de que, após o transito em julgado do processo nº 119/2019, houvesse inadimplência salarial de atletas que estão sob contrato com o clube, como determina a regulamentação, não se incluindo nesse critério os atletas que não mais possuem vínculo com a agremiação, independentemente da existência de ações trabalhista em curso”, explicou.

Publicidade


Em nota, o Figueirense celebrou a decisão do STJD e afirmou que "todas as ações do clube estavam e estão de acordo com as normas e regulamentos vigentes no esporte brasileiro e dentro da legalidade das competições que o Furacão integra".


O advogado do clube, Paulo Schmitt, se manifestou na tarde desta sexta-feira sobre o arquivamento e adiantou que aguarda as próximas movimentações acerca do novo pedido de inquérito. "O Londrina recebeu com perplexidade e um pouco de apreensão esse novo arquivamento da Notícia de Infração apresentada pelo Procurador-Geral do STJD. Continuamos ainda na briga porque desde 29 de janeiro fizemos um requerimento de instalação de inquérito, inclusive, anexando um áudio de um dos jogadores do Figueirense atestando e reconhecendo de que as declarações que foram anexadas aos autos foram realizadas a pedidos do próprio clube. Nós lamentamos esse novo arquivamento."


*Sob supervisão do editor Rafael Fantin


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade