Pesquisar

Canais

Serviços

Carol Solberg

Atleta que gritou 'fora, Bolsonaro' critica CBV por resposta a protesto

Carlos Petrocilo - Folhapress
21 set 2020 às 17:35
- Instagram/@carol_solberg
Publicidade
Publicidade

A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg, 33, teve uma manhã de segunda-feira (21) agitada pelos cuidados com os dois filhos e a repercussão do seu protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no domingo (20). Em entrevista ao SporTV após a etapa da modalidade em Saquarema (RJ), ela disse: "só para não esquecer: fora, Bolsonaro!".


O ato gerou uma nota de repúdio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A entidade afirmou que tomará todas as medidas cabíveis para que fatos como esses, que denigrem a imagem do esporte, não voltem mais a ser praticados". Aproveitamos ainda para demonstrar toda nossa tristeza e insatisfação, tendo em vista que essa primeira etapa do CBVP Open 2020/2021, considerada um marco no retorno das competições dos esportes olímpicos, por tamanha importância, não poderia ser manchada por um ato totalmente impensado praticado pela referida atleta", completa a confederação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à Folha de S.Paulo, Carol diz que é lamentável sofrer com qualquer ameaça de punição em consequência da sua liberdade de expressão. "Não sou ativista, mas me sinto na obrigação de me posicionar e é lamentável e curioso que eu possa ser punida por exercer a minha liberdade de expressão contra este desgoverno", afirmou Carol. "Não tenho a menor ideia do que vai acontecer, mas a reação da CBV no meu caso foi bem diferente do ocorrido com o Wallace. Isso mostra alguma coisa."

Leia mais:

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Tinha câncer

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos

Imagem de destaque
Excelente campanha em 2023

Londrina Futsal estreia em casa neste sábado contra o Pato Branco na Liga Feminina 2024


Em meio à eleição presidencial, em 2018, Wallace e Maurício Souza fizeram o número 17 com os dedos numa foto durante disputa do Campeonato Mundial, em alusão ao número do então candidato Bolsonaro à presidência da República. O registro com o ato da dupla chegou a ser publicado pela CBV em sua conta no Instagram. A entidade, porém, removeu a publicação e publicou a seguinte nota:

Publicidade


"A CBV repudia qualquer tipo de manifestação discriminatória, seja em qualquer esfera, e também não compactua com manifestação política. Porém, a entidade acredita na liberdade de expressão e, por isso, não se permite controlar as redes sociais pessoais dos atletas, componentes das comissões técnicas e funcionários da casa. Neste momento, a gestão da seleção irá tomar providências para não permitir que aconteçam manifestações coletivas".


A reação da entidade ao protesto da atleta, cuja maior patrocinadora é o Banco do Brasil (desde 1991), passou a ser questionada nas redes desde a tarde de domingo. Fãs do vôlei e apoiadores de Carol a compararam com o tratamento da entidade diante do ato dos jogadores em 2018. Houve também pedidos para que o banco deixasse de patrocinar a jogadora, mas ela não conta com patrocínio do Banco do Brasil. No Circuito Brasileiro, em Saquarema, usava um top com a logomarca da estatal por causa do patrocínio à CBV.

Publicidade


Apesar das manifestações contrárias, a jogadora diz que está aliviada com o seu gesto. "Esse grito não foi premeditado, estava no estômago. Recebi, sim, ataques, e mensagens de apoio de amigos, familiares. Muitos estão preocupados comigo, desde minha integridade física à minha carreira, o que mostra como este governo promove o ódio entre as pessoas", afirmou.


Carol Solberg é filha da ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, que é uma das lideranças do movimento Esporte pela Democracia, criado neste ano. Em entrevista à Folha em junho, Isabel contestou a ideia de atletas não devem se manifestar politicamente.

"O meu gesto é pequeno, mas por eu ser atleta considero importante soltar a nossa voz. Como calar-se diante de um governo que está queimando o Pantanal, são 140 mil perdas em decorrência do coronavírus, é um desprezo pela cultura", diz Carol
"Minha mãe, claramente, tem influência, mas nem falei com ela antes do meu posicionamento e não seria diferente mesmo que ela não fosse tão envolvida em prol da democracia."


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade