Pesquisar

Canais

Serviços

23 medalhas

Ciclismo de Rolândia se destaca no Campeonato Brasileiro

Gabriel Alves - Estagiário*
16 jul 2019 às 11:36
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

A cidade de Rolândia tem motivos de sobra para se orgulhar de sua garotada, que disputou o Campeonato Nacional de Ciclismo em Maringá de 6 a 12 de junho e voltou para casa com 23 medalhas na bagagem. São nove de ouro, nove de prata e cinco de bronze. No total, 12 atletas rolandenses disputaram o torneio, com um rendimento muito notório, batendo, inclusive, competidores considerados "mais fortes", com base em São Paulo.


O técnico da equipe Rolandense, José Ricardo Moraes, comenta que a rotina de treinamento é intensa, com fortalecimento muscular em academias. "A preparação dos atletas de alto rendimento é de segunda a sábado, em torno de 2 a 3 horas de treinamento. Os treinos são realizados nas estradas da região, entre Londrina, Apucarana, Maringá e Jataizinho. Os dias mais longos são aos sábados, chegando a fazer 100 km [percorridos]. Durante a semana, as distâncias chegam a até 80km, além do trabalho na academia e treinos com intervalos de potência e velocidade."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com uma dura rotina, os atletas são selecionados de acordo com o comprometimento, além da habilidade, ressalta o treinador. "Os atletas são doriundos dos colégios Souza Naves, Presidente Kennedy e Francisco Villanueva, instituições que participaram dos Jogos Escolares Estaduais em Apucarana e levaram a maioria das medalhas. Então, os atletas que se destacam nessa iniciação são os que vão para o treinamento de alto nível. Além de terem habilidade para o esporte, eles se mostram mais comprometidos e responsáveis, que dedicam-se mais nos treinamentos."

Leia mais:

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Vai acontecer!

Vitor Belfort aceita luta com Popó, mas impõe condição especial

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba


Divulgação
Divulgação


Na iniciação, Moraes conta que a maioria dos atletas não possui bicicleta própria e os equipamentos são adquiridas por meio de patrocínios. "99% das pessoas que iniciam no ciclismo não têm bicicleta. Quase todas [usadas pela equipe] são minhas, que eu empresto, ou as que conseguimos comprar com patrocínios. O professor André Nogaroto, do Colégio Souza Naves, também ajuda e acaba tirando dinheiro do próprio bolso para comprar ou arrumar algumas bikes."

Publicidade


Segundo o treinador, alguns atletas que se destacam, conseguem uma bolsa-auxílio do governo estadual e do governo federal. Com a Bolsa Atleta, muitos conseguem adquirir equipamentos próprios.


Acima do esperado

Publicidade


Em relação ao campeonato em Maringá, Moraes afirma que a atuação surpreendente superou a expectativa da equipe. "O resultado foi excelente. Conquistamos as 23 medalhas tanto em [provas de] estrada quanto em pista. Da equipe, foi um recorde. No ano passado já conseguimos 16 medalhas, mas nos surpreendeu o desempenho deste ano. Tanto na estrada quanto nas provas de pista, tivemos 3 campeões brasileiros."


Entre os destaques, a equipe teve a vencedora de duas provas de estrada. Vitória Rita de Sá sagrou-se campeã brasileira em duas modalidades. A atleta se sentiu muito feliz e falou sobre a sua conquista. "É uma emoção muito grande ser campeã nacional. Foi muito difícil para mim o campeonato devido ao frio, mas nada que um aquecimento não resolvesse. Isso é muito bom, porque somos reconhecidas e nos olham de forma diferente."

Publicidade


A competidora conta que entrou para o ciclismo em 2015, ainda no colégio. "Eu fui atrás de ver como era. Como eu treinava vôlei, também, acabou ficando muito pesado para mim. Foi quando eu resolvi escolher o ciclismo."


Com a vitória, a atleta deixou um agradecimento especial aos patrocinadores. "Queria agradecer meus patrocinadores. Meu fisioterapeuta: Paulo, O Rei da Pizza: Cleverson, O Rei do Lanche: Diego e minha nutricionista: Katy Ferreira."

(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade