Pesquisar

Canais

Serviços

Vida saudável

Como retornar a prática de atividade física após um período parado?

Redação Bonde com assessoria de imprensa
19 out 2020 às 15:00
- Unsplash
Publicidade
Publicidade

Com o isolamento social e o fechamento temporário de diversos estabelecimentos – medidas impostas como forma de prevenir o novo coronavírus –, muitas pessoas pararam de frequentar academias e realizar esportes, não dando continuidade aos exercícios em casa, por exemplo.


No entanto, com a reabertura gradual de academias, parques e outros estabelecimentos favoráveis à prática de atividades, essas pessoas tendem a recomeçar uma vida saudável, voltando a realizar exercícios físicos. Mas como retornar após um grande período parado? Confira abaixo dicas essenciais que podem contribuir para um recomeço positivo às atividades físicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Comece aos poucos

Leia mais:

Imagem de destaque
Mike Bites

Mike Tyson projeta lançamento de balas em formato de orelha mordida na Times Square

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024


O ideal antes de começar a praticar exercícios ou algum esporte é consultar um médico e realizar um check-up, para garantir que está com um bom condicionamento físico e, com isso, buscar os exercícios ideais para seu corpo. Para esse recomeço, é importante contar com um acompanhamento de um profissional formado na faculdade de Educação Física, por exemplo. Assim, o profissional indicará os melhores exercícios de acordo com suas necessidades, além de acompanhar se a prática está sendo realizada de forma apropriada, evitando possíveis lesões.

Publicidade


Segundo o fisiologista do esporte do Hospital do Coração (Hcor), Diego Leite de Barros, a recomendação é diminuir o peso e fazer exercícios com duração mais curta. "Independentemente do tempo em que ficou parado, seja uma semana ou um mês, a melhor estratégia é treinar de forma gradual. Desta maneira, os resultados são melhores e mais eficazes”, orienta.


Cuide da alimentação

Publicidade


Alinhar as atividades físicas a uma boa alimentação é fundamental para garantir bons resultados ao corpo. Garantir a ingestão adequada de calorias para manter a energia e equilibrar o metabolismo, além de criar uma alimentação diária saudável, são fatores importantes que impactam diretamente a prática de exercícios.


Divulgação
Divulgação


Descanse

Publicidade


O corpo precisa de descanso após qualquer tipo de atividade física. Assim como se alimentar bem, o descanso também é um dos fatores que influenciam no bom desempenho dos exercícios. "O nosso corpo se adapta aos estímulos do treinamento durante o período de recuperação. Se os músculos estiverem parcialmente recuperados do treinamento anterior, em vez de benefícios e evolução, haverá danos e regressão”, explica o fisiologista.


Não se esqueça do alongamento

Para evitar lesões, é essencial se alongar antes e depois do treino para soltar a musculatura. O alongamento é capaz de aumentar ou manter a flexibilidade dos músculos, sendo responsável por prepará-los antes da prática de exercícios e eliminar a tensão após a realização.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade