Pesquisar

Canais

Serviços

Bem-estar

Confira esportes que ajudam a aliviar a tensão do dia a dia

Redação Bonde
27 nov 2020 às 10:37
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Com a pandemia do novo coronavírus, a tensão no dia a dia dos brasileiros aumentou consideravelmente. De acordo com a pesquisa Globo Tracking Covid-19 – Semana 16, efeitos na saúde pública, medo de contaminação/morte e falta de uma perspectiva para o fim da pandemia são os principais fatores de preocupação dos brasileiros. Além disso, pensamentos sobre os reflexos financeiros pessoais e econômicos nacionais também afligem a população.


Somado a isso, a adaptação do trabalho e as tarefas domésticas também tornam a rotina mais estressante. Contudo, uma das formas mais saudáveis para aliviar a tensão está relacionada à prática de esportes e atividades físicas. Isso porque toda prática de exercício contribui para reduzir o nível de estresse no organismo, já que estimula a liberação de substâncias favoráveis ao bem-estar e ao relaxamento do corpo e da mente, como endorfina e serotonina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alguns esportes podem trazer outros benefícios que também colaboram para deixar o praticante mais calmo e centrado, tornando o dia a dia mais leve. Confira abaixo três modalidades distintas, mas com esse mesmo objetivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron


Natação

Publicidade


Se um bom banho já é capaz de acalmar, quem dirá a natação! O contato com a água contribui para o relaxamento do corpo. Além disso, a prática exige foco e concentração para manter todo o corpo alinhado e a respiração controlada – o que colabora para deixar a mente vazia e longe de problemas e pensamentos negativos.


Atrelado a isso, o som da respiração e as ondulações da piscina são características da natação que também auxiliam no relaxamento, alívio de dores, diminuição da tensão e melhorias no humor.

Publicidade


Tai chi chuan


O tai chi chuan é uma arte marcial que mistura técnicas de respiração com movimentos, sendo considerada uma "meditação em movimento”. Uma das principais características desta atividade física são os movimentos lentos. Logo, exige dos praticantes foco e atenção plena, contribuindo para o autoconhecimento.

Publicidade


Além disso, com o controle da respiração, a diminuição da tensão nos ombros, a postura e o equilíbrio, o corpo entra em um estado ótimo de relaxamento e harmonia, aliviando o estresse do cotidiano. "O tai chi trabalha pontos-chave do corpo, chamados de dantian ou campos de elixir, que beneficiam a mente", afirma Aline Toffoli, formada em educação física pela USP e faixa preta de tai chi em entrevista ao UOL.


Airsoft


O airsoft é um esporte que simula situações de combate e ação com o uso de armamentos, como pistola ou carabina de pressão, podendo ser realizado individualmente em estandes com alvos ou em campos.

Sua prática estimula a adrenalina, além de exigir técnicas de estratégia, foco e concentração. Sendo assim, ao forçar o cérebro e os músculos superiores a trabalharem, o airsoft contribui para aliviar o estresse e trazer mais energia para todo o corpo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade