De olho em calendário da CBAt, Londrina Atletismo intensifica treinos

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Comissão técnica se organiza com datas informadas pela entidade máxima da modalidade. Preparação segue em modo "home training”

Divulgação
Equipe mantém treinamentos com atletas em casa e com acompanhamento da comissão técnica desde o início da quarentena

O Projeto Londrina Atletismo recebeu com bons olhos a divulgação do calendário de competições do segundo semestre pela Confederação Brasileira de Atletismo. A equipe, que desde o início da quarentena, tem mantido seus treinamentos individualizados, com cada atleta em sua casa, pretende intensificar a preparação já de olho em um bom retorno às disputas.

De acordo com a programação divulgada pela entidade máxima do atletismo nacional, os dois principais eventos - Troféu Brasil Caixa de Atletismo e Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo - estão previstos para o mês de dezembro. Também estão na programação os Campeonatos Brasileiros Caixa de Atletismo das categorias Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23, para os meses de setembro, outubro e novembro.

"Entendemos que é hora de intensificar os treinos de casa e começar a nos preparar para um retorno às competições, já que o cenário apresentado nesse momento pela Confederação Brasileira de Atletismo nos leva a acreditar que temos grandes chances de competir já em setembro", destacou a coordenadora técnica Silvana Vieira.

Aliado aos treinamentos, que vem ocorrendo à distância e de modo praticamente individualizado, os atletas estão realizando avaliações médicas, com a equipe de ortopedistas, exames de imagem e sessões de fisioterapia. "Todas essas ações visam realizar um trabalho de prevenção de atletas com histórico de contusões e também de zerar todos os problemas físicos dentro do grupo; além de servir como preparação para os próximos quatro meses, que com certeza serão muito intensos”, observou Silvana.

Ainda que planeje acelerar a preparação do grupo de atletas, o projeto Londrina Atletismo mantém as ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, de acordo com o que orientam as entidades de saúde. "Vamos intensificar os trabalhos, mas sempre reforçando que a saúde de todos é a prioridade nesse momento”, reforçou o gestor Gilberto Miranda.

"Há alguns temos trabalhado para oferecer uma estrutura cada melhor para nossos atletas. E hoje dispomos de equipe multidisciplinar, com médicos, fisioterapeutas e laboratório de exames de imagens. Isso à disposição de todas as categorias - sub-16 ao adulto. Acreditamos muito que isso pode fazer a diferença nesse momento", destacou Miranda.

Internamente, a ordem para todos os integrantes da equipe é encarar o momento difícil com muita determinação, e servir de exemplo para empresas e outras equipes que também atravessam dificuldades. "Desde o início, temos conversado muito sobre isso e todos têm se esforçado na tentativa de encontrar ideias e formas de passar bem e sair fortalecido desse momento. E acreditamos que podemos estimular e encorajar que todos façam o memo. Não é momento de se esconder e sim de se posicionar para ser visto", encerrou o gestor Gilberto Miranda.

O Projeto Londrina Atletismo tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina e Academia AS Fitness.