Pesquisar

Canais

Serviços

130 km

Desafio das Catedrais de 2020 mistura fé, espiritualidade e desafio

Isabella Alonso Panho* - estagiária
20 nov 2020 às 11:51
Imagem do V Desafio das Catedrais, em 2018 - Desafio das Catedrais/Divulgação
Publicidade
Publicidade

Espiritualidade, fé e desafio inspiram todos os anos pelo menos 120 pessoas a percorrerem a pé a distância entre as catedrais de Londrina e de Maringá (noroeste). Em 2020, a sétima edição do desafio das catedrais, marcada para começar no dia 11 de dezembro, está com inscrições abertas.


O trajeto todo tem a duração de 130km e passa por estradas rurais dos municípios da região. Contudo, quem não estiver preparado para a distância, pode fazer trajetos menores. A prova é dividida em quatro etapas, de 30km, 60km e 90km - pontos nos quais são fornecidas água, frutas e alimentos para os participantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O início do trajeto será às 19h. O começo noturno tem um propósito: descansados, os participantes começam a prova varando a noite. Quando o cansaço começa a bater, o sol já raiou, e dificulta que alguém seja vencido pelo sono.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


O evento acontece desde o ano de 2014, quando, após um ano de reflexão e organização, o corretor Arnaldo Amaral Filho pôs em prática a ideia. Em 2013, ele voltou ao Brasil depois de passar quase um mês percorrendo os Caminhos de Santiago, na Espanha, cujas trilhas somam quase 800km. O trajeto é uma peregrinação realizada por esportistas, amadores e religiosos de todo mundo, que procuram não apenas o resgate histórico como também um reencontro espiritual.

Publicidade


Voltando ao Paraná, o corretor procurou alguma atividade que pudesse trazer as mesmas sensações. Foi quando decidiu fazer a pé o caminho entre as catedrais de Londrina e de Maringá. "Mesmo sendo um percurso menor, as sensações foram as mesmas. Quando eu concluí, pensei que poderia proporcionar isso às pessoas", relembra Amaral Filho.


O desafio não possui fins lucrativos e é realizado com a ajuda de uma equipe de 60 voluntários.

Publicidade


A finalidade da prova é preponderantemente reflexiva e educativa, promovendo o turismo e a valorização da história local. Com as edições do desafio, diversos pontos antes abandonados voltaram a ter vida. "As pessoas que te recebem, quando você conhece a história delas e do local, valorizam você também, o que proporciona o crescimento de todos", explica.


Embora a prova tenha duração de 24h, quem precisar de mais tempo para terminar os 130km não fica sozinho. Como não é uma competição, o próprio organizador ou outro voluntário fica esperando no ponto de chegada até que o último participante conclua o trajeto.

Publicidade


Para o seu idealizador, a palavra que define a edição deste ano é superação: "Neste ano, 160mil brasileiros morreram por causa da Covid. A gente, além de sobreviver, sente a dor de conhecer alguém que pereceu".


As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro através do site do evento, onde há um link que direciona os participantes para a plataforma de pagamento.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade