Pesquisar

Canais

Serviços

Paixão por aventura

Dia do Paraquedista: veja entrevista com instrutor que coleciona 3 mil saltos

Nicoli Suman - Estagiária*
22 out 2020 às 15:18
- Andre Kuwada
Publicidade
Publicidade

O homem sempre sonhou poder voar. Mas não se engane, não estamos falando de aviões. Em 1797 foi realizado o primeiro salto com um protótipo, que mais parecia um guarda-chuvas, mas foi o passo inicial do paraquedismo. A partir deste dia, os apaixonados pelo esporte não pararam mais de realizar novos ajustes e criar tecnologias que fossem capazes de colocar o homem nas alturas. Em comemoração ao Dia do Paraquedista, trouxemos a história de alguém que entende muito bem do assunto.


Fabio D. Aguila Pelayo/Fabricio Lissi
Fabio D. Aguila Pelayo/Fabricio Lissi


Com 24 anos ininterruptos de prática do paraquedismo, o instrutor e empresário Laercio Neno Gomes, 57, coleciona cerca de três mil saltos. Ele iniciou no esporte por curiosidade depois de assistir uma palestra sobre o esporte no Aeroclube de Londrina. "Assisti, gostei e me inscrevi para o curso, desde então, nunca mais parei”, explicou. Hoje, Laercio atua como instrutor AFF e cinegrafista em queda livre pela Fly Paraquedismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O amor pela velocidade e adrenalina estimulou o paraquedista a iniciar no esporte. Como ele mesmo diz, "não há como explicar a sensação de poder enxergar o mundo de onde os pássaros enxergam". "Vou tentar descrever o sentimento: não é só me jogar do avião, sabe? Tudo faz parte de um grande ritual”, contou. Para ele, todo o processo é importante. Desde o momento que decide saltar, a chegada ao aeroporto, encontrar os amigos, dobradores de paraquedas, piloto do avião, separar e preparar os equipamentos, treinar com outros paraquedistas a queda livre, exercícios que serão executados, concentração e o churrasco e cerveja depois do salto com os amigos, fazem com que o medo e receio se dissipem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto


Instagram/@platineno
Instagram/@platineno


Mas será que as pessoas mais próximas acham loucura Laercio gostar tanto de um esporte tão radical? Sim, elas acham. O instrutor explica que experimenta todo tipo de reação quando diz que é paraquedista. "A maior parte da minha família sempre teve muito receio, desde o início até hoje, me perguntam o porquê depois de mais de 3 mil saltos eu ainda salto. A maioria das pessoas diz que acha fantástico, admira, mas que não é para elas."

Publicidade



Apesar disso, ele tem notado uma mudança significativa na ideia que os outros têm. Muitas pessoas curiosas aceitam os convites do instrutor para conhecer a área de saltos, e acabam querendo se aventurar também. A professora de inglês Glaucia Alecrin Timoteo Silva, 35, sempre gostou de esportes radicais. Ela não chegou a praticar um com frequência, até que em 2015 decidiu fazer um salto duplo. "Assim que pisei no chão pensei: 'Nossa, quero fazer isso sozinha!', e comecei as aulas de paraquedismo", relatou. Gláucea iniciou o curso em agosto e hoje está na metade do curso. "A sensação é incrível! Uma mistura de medo, liberdade, senso de responsabilidade, superação, felicidade e plenitude!”, descreveu.

Publicidade


Vera Shiewaldt
Vera Shiewaldt


O paraquedista Laercio explica que alunos iniciantes precisam assistir em média 10 horas de aula para conhecimento básico, depois acompanham o briefing, a reunião antes do salto. Após superarem os sete níveis exigidos, eles estão aptos a executarem salto solo sob supervisão de um instrutor. Entretanto, existe forma mais rápida e tranquila de conhecer o paraquedismo. Através do ‘Salto Duplo’, o passageiro não tem obrigações ou encargos e desfruta de todas emoções e sensações de um paraquedista.


Laercio realiza a maioria de seus saltos no Aeroporto 14 Bis, na Warta, mas também não dispensa outras paisagens do Brasil e exterior. Geralmente ele salta de aviões, e já experimentos saltos de outros tipos como, de balões, helicópteros, ultraleves, trikes e outros. O paraquedista faz parte da associação de paraquedismo @flyparaquedismo.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade