Pesquisar

Canais

Serviços

Memória olímpica

Marco do vôlei brasileiro, campanha do ouro em 1992 ganha reprise

Folhapress
07 mai 2020 às 10:03
- Reprodução
Publicidade
Publicidade

A histórica campanha da seleção brasileira masculina de vôlei na Olimpíada de 1992 é o destaque do SporTV 2 ao longo desta semana. O canal está reprisando na íntegra e com narração original as oito partidas que levaram o Brasil ao seu primeiro ouro em esportes coletivos nos Jogos.

A partir de então, o vôlei, que havia ficado perto do título com a geração de prata em 1984, se popularizou ainda mais no país. Carlão, capitão daquele time e comentarista do Grupo Globo, recorda a multidão de fãs recepcionando o time no desembarque em São Paulo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Nós não conseguíamos sair na rua, os jogos amistosos eram uma loucura, precisávamos de proteção, de segurança", disse à Folha. "A gente conseguiu popularizar a modalidade principalmente com a garotada mais nova."
Em Barcelona, o time comandado pelo técnico Zé Roberto fez uma campanha invicta, com oito vitórias, e perdeu somente três sets. Carlão relembra que a seleção inovou com quatro ponteiros em quadra. Além dele, Marcelo Negrão, Tande e Giovane.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


"O Marcelo Negrão jogava como oposto e às vezes puxava bola de meio. Nós tínhamos duas bolas de meio ao mesmo tempo e, certamente foi inovador, assombrou o mundo. Isso foi possível por termos um grande levantador, o Maurício", afirmou.

Publicidade


Na fase de grupos, a seleção enfrentou Coreia do Sul, Equipe Unificada (composta por representantes de Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Armênia e Uzbequistão), Holanda, Cuba e Argélia. Em seguida, encarou Japão nas quartas de final, Estados Unidos na semifinal e novamente a Holanda na decisão.


"O jogo mais difícil daquela campanha foi a semifinal contra os Estados Unidos", disse Carlão. "Perdemos o primeiro set, mas depois conseguimos colocar a cabeça no lugar, deixamos de errar os saques e começamos a fazer a seleção americana jogar."

Publicidade


Os EUA haviam sido os algozes nas decisões dos Jogos de Los Angeles-1984 e também viriam a ser em Pequim, em 2008.
Em 1992, porém, a seleção brasileira venceu com parciais de 12/15, 15/8, 15/9 e 15/12. Na decisão, bateu os holandeses por 15/12, 15/8 e 15/5.


Reprises da seleção de vôlei nos Jogos de Barcelona

Publicidade


Quinta (7), 21h
Brasil x Holanda


Sexta (8), 19h
Brasil x Cuba

Publicidade


Sábado (9), 21h45
Brasil x Argélia


Domingo (10), 19h
Brasil x Japão


Segunda-feira (11), 20h30
Brasil x Estados Unidos

Terça-feira (12), 19h
Brasil x Holanda


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade