Pesquisar

Canais

Serviços

'Violação de direitos'

Movimento de atletas exige fim de regra do COI que pune gestos políticos

Folhapress
15 jun 2020 às 10:33
- Pixabay
Publicidade
Publicidade

A posição do COI (Comitê Olímpico Internacional) de proibir que atletas se ajoelhem em apoio a protestos antirracismo é uma violação dos direitos humanos, disse a Global Athlete em uma carta divulgada no domingo (14). Por isso, o movimento de atletas exige o fim da regra que permite punições a manifestações políticas nas Olimpíadas.

"A recente declaração do COI e do IPC [Comitê Paraolímpico Internacional] de que atletas que se 'ajoelharem' sofrerão proibições é uma violação clara dos direitos humanos", disse a Global Athlete, um movimento internacional liderado por atletas que visa inspirar mudanças em esporte mundial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A regra 50 da Carta Olímpica declara que "nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais, locais ou outras áreas olímpicas".

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron

Imagem de destaque
Agora só em 2028

Após derrota para Espanha, seleção masculina de handebol fica fora dos Jogos de Paris


Os atletas que quebram as regras estão sujeitos a penas disciplinares, analisadas caso a caso. O COI emitiu diretrizes em janeiro, esclarecendo que os protestos proibidos incluem o gesto que ganhou notoriedade com o jogador de futebol americano Colin Kaepernick.

Publicidade


Várias organizações esportivas importantes se movimentaram para permitir protestos em seus eventos após a morte no mês passado de George Floyd, um homem negro que foi assassinado em Minneapolis por um policial branco que se ajoelhou em seu pescoço.


O COI disse na semana passada que os atletas irão decidir a melhor forma de apoiar os principais valores olímpicos "de uma maneira digna", a medida que os pedidos para mudar as regulamentações que restringem os protestos nos Jogos Olímpicos aumentam.

Publicidade


"Mais uma vez, os atletas ficaram juntos e sua voz coletiva pressionou o COI a se posicionar e agora consultar os atletas sobre a regra 50",
acrescentou a Global Athlete.


"Os atletas dedicam anos de suas vidas para se qualificarem para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Se os atletas quiserem se manifestar, respeitando outros direitos e liberdades detalhados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o COI deve adotar suas diversas opiniões", completou.

Para o movimento, o silêncio levou ao abuso. "Por muito tempo os atletas tiveram que escolher entre competir em silêncio ou defender o que é certo. É tempo de mudança. Todo atleta deve ter poderes para usar suas plataformas, gestos e vozes. O silêncio da voz do atleta levou à opressão, o silêncio levou ao abuso e o silêncio levou à discriminação no esporte", diz a carta do Global Athlete .


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade