Pesquisar

Canais

Serviços

Basquete

NBA volta neste sábado e terá campanha para ampliar acesso ao voto nos EUA

Folhapress
28 ago 2020 às 16:39
- Unsplash
Publicidade
Publicidade

Após os jogadores dos times envolvidos nos playoffs da NBA concordarem com a retomada da liga americana de basquete, o comissário Adam Silver e a diretora-executiva da entidade que representa os atletas, Michele Roberts, divulgaram uma declaração conjunta nesta sexta-feira (28).


Eles afirmam que após uma conversa "franca, apaixonada e produtiva" na quinta com jogadores, treinadores e representantes das 13 equipes ainda na disputa, todas as partes concordaram em retomar os jogos neste sábado (29). Desde quarta (26), as partidas da fase de mata-mata da temporada 2019/20 foram suspensas por conta de um boicote iniciado pelos jogadores do Milwaukee Bucks (e seguido pelos demais times) como protesto contra contínuos atos de violência policial contra a população negra dos Estados Unidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O estopim foi o episódio com Jacob Blake, homem negro que levou sete tiros nas costas disparados por policiais brancos em Kenosha, cidade do estado de Wisconsin, o mesmo de Milwaukee. Ele ficou paralisado da cintura para baixo. De acordo com a nota desta sexta, foi definido que a liga e os atletas trabalharão para cumprir uma série de compromissos, incluindo ampliação do acesso ao voto, a promoção do engajamento cívico e a defesa de uma reforma significativa da polícia e da justiça criminal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Vai acontecer!

Vitor Belfort aceita luta com Popó, mas impõe condição especial

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba


As próximas eleições nos Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório, estão marcadas para o início de novembro. A temporada deverá terminar na metade de outubro. Na quinta, o presidente e candidato à reeleição Donald Trump disse que a NBA se tornou uma organização política. "Em todas as cidades onde as franquias da liga possuem e controlam suas arenas, os administradores continuarão a trabalhar com autoridades eleitorais locais para disponibilizar suas instalações como locais de votação para as eleições gerais de 2020, permitindo assim uma opção de voto pessoal seguro para comunidades vulneráveis à Covid-19", diz um dos itens do documento.

Publicidade


Outro ponto define que "a liga trabalhará com atletas e parceiros para criar e incluir anúncios em cada jogo dos playoffs, dedicados a estimular e promover maior engajamento cívico nas eleições nacionais e locais, a fim de aumentar a conscientização sobre o acesso e as oportunidades dos eleitores".


Também foi estabelecida a criação de uma fundação da NBA com foco no empoderamento econômico da comunidade negra.
Suspensa por mais de quatro meses pela pandemia do novo coronavírus, a temporada foi reiniciada em julho no que se convencionou chamar de "bolha", um ambiente de protocolos rígidos contra a Covid-19 estabelecido na Disney, nos arredores de Orlando. Durante a parada, os Estados Unidos ferveram com manifestações antirracistas, que explodiram após o caso George Floyd, em maio.


Vários atletas da NBA estiveram em protestos contra o assassinato de Floyd, 46, que morreu em Minneapolis depois de ter o pescoço prensado no chão por cerca de oito minutos por um policial branco. E a associação dos jogadores só topou o retorno com a condição de que haveria espaço para mensagens sociais

As quadras onde vinham sendo disputados os jogos estão pintadas com a frase "vidas negras importam". Essa também é uma das mensagens colocadas nas camisas, no local onde geralmente fica o nome dos atletas. Ficou a critério deles manter a inscrição habitual ou usar o espaço para textos como "igualdade", "paz" e "reforma educacional". Parte dos atletas sentiu, porém, que a mensagem foi se diluindo em meio à competição. Quando se deu mais um caso de violência policial de grande repercussão, houve uma reação mais firme dentro da "bolha".


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade