Pesquisar

Canais

Serviços

Tóquio 2021

O ano do Karatê: série ‘Cobra Kai’ e estreia olímpica em 2021

CV Folha
15 jan 2021 às 17:31
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Os fãs de karatê tem diversos motivos para ficarem felizes em 2021. A luta estará em evidência neste ano, com a estreia olímpica em Tóquio. Será a primeira vez que a arte marcial japonesa marcará presença em uma edição de Jogos Olímpicos, estreando com 4 categorias na competição e 80 atletas participantes.


Entretanto, não são apenas as Olimpíadas que colocam o karatê em evidência neste ano. Logo no primeiro dia de 2021, estreou a terceira temporada de Cobra Kai, a primeira produzida pela Netflix.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2020, a gigante do streaming assumiu a produção da série que é derivada da icônica franquia Karatê Kid. O sucesso da temporada recém-lançada está reacendendo o interesse do público pela arte marcial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Divulgação
Divulgação


Não é a primeira vez que uma série da Netflix reacende o interesse do público por um esporte específico. O mais recente caso foi com a série "O Gambito da Rainha”, que se tornou a série mais assistida da história da plataforma e trouxe aos holofotes as competições de xadrez a ponto de aumentar em 10.000% as pesquisas sobre termos do jogo. O lançamento da terceira temporada de Cobra Kai também aumentou o volume de busca pelo termo "karatê'' no Google.

Publicidade


Competição em Tóquio 2021
O karatê é considerado uma das principais artes marciais japonesas e surgiu no país há mais de 600 anos. Depois de uma história tão longa, finalmente o esporte será consagrado com a sua presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, justamente no seu país de origem.


A competição está dividida em 4 categorias, sendo 3 no Kumite (modalidades de combate) e uma no Kata (modalidade de demonstração individual de técnicas). Todas as categorias vão ser disputadas no masculino e no feminino, totalizando 8 medalhas de ouro em disputa.


A inclusão da luta nas Olimpíadas foi extremamente positiva para o Brasil, que possui muita força no esporte e deve brigar por pódio. Os principais nomes brasileiros da modalidade são Douglas Brose, Vinivius Figueira e Valéria Kumizake, que já ganharam títulos mundiais e pan-americanos nos últimos anos.

Infelizmente a participação do karatê nas Olimpíadas será breve e vai acabar em 2021, já que o esporte foi cortado das edições dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso traz ainda mais importância para a competição em Tóquio, já que será a única chance dos atletas participantes ganharem a tão sonhada medalha olímpica.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade