Quarentreino: assista ao 1º vídeo da série de exercícios do Bonde

por Nicoli Suman - Estagiária*
   

Está em casa sem poder sair para correr, pedalar, lutar ou ir para a academia? Não tem problema. O Bonde preparou o 'Quarentreino', uma série de vídeos com exercícios para você não passar a quarentena toda no sofá (ou na cadeira da sala). Os exercícios podem ser praticados por pessoas que já possuem uma rotina de atividades físicas ou aquelas que não querem ganhar aqueles quilinhos extras durante a quarentena. A ideia é não ficar parado! Vale para todo mundo. Não existe idade, nem corpo. O importante é cuidar da saúde!

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Os exercícios são fundamentais para manter uma rotina saudável, mas também ajudam na imunidade. A prática regular de exercícios físicos com intensidades moderadas pode ajudar o sistema imunológico. Quando o funcionamento do sistema está adequado, é possível melhorar a resposta à vacinas, inflamações crônicas, além de vários marcadores de imunidade em doenças, como câncer, HIV, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e até doenças cognitivas.

Apesar dos exercícios físicos não serem a vacina para nenhuma doença, eles contribuem para que o nosso sistema imunológico funcione corretamente e ajuda na prevenção de doenças. Quando feitos em condições apropriadas e seguindo orientações de um profissional, eles fazem com que nosso corpo tenha uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

Devido ao novo coronavírus, é preciso ter o dobro de cuidado. De acordo com a profissional de educação física e mestranda em Ciências da Reabilitação, Thaís Regina Lacerda, 32, o aspecto mais relacionado às infecções virais ou bacterianas ainda é a exposição. "Evitar aglomerações, contato com outras pessoas, e levar a sério as recomendações de órgãos de saúde em relação à higiene ainda é fator chave para a prevenção de várias doenças", ensina. No entanto, a mestranda salienta que alguns estudos apontam que o exercício físico pode ser prejudicial se a pessoa já estiver infectada. Por isso, caso esteja com sintomas de gripe ou resfriado, é melhor não praticar as atividades. Beba bastante água para se manter hidratado e opte por chás!

Bom, vamos lá! Pegue sua garrafa d'água, arraste o sofá e 'bora' para o primeiro vídeo da série 'Quarentreino'. Lembre-se de respeitar os limites do seu corpo para não se machucar e bom treino! (Ah! Antes de começar, não se esqueça de fazer a serie de alongamento já ensinada aqui no Bonde)

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)

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