Pesquisar

Canais

Serviços

Polêmica

STJD adia julgamento de Carol Solberg por fala contra Bolsonaro

Folhapress
06 out 2020 às 10:32
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

O julgamento da jogadora de vôlei de praia Carol Solberg, 33, no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) seria realizado na noite desta terça-feira (6), mas foi adiado. Ainda não há nova data para a análise do caso.


No dia 20 de setembro, Carol gritou "Fora, Bolsonaro" em entrevista ao vivo para o canal SporTV.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na semana seguinte, a atleta foi denunciada sob acusação de infringir dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): o 191 (deixar de cumprir o regulamento da competição) e o 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do código).

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Ela pode ser suspensa por até seis partidas e pagar multa que vai de R$ 100 a R$ 100 mil.

Publicidade


O relator tirou o processo da pauta desta terça após duas entidades terem solicitado serem ouvidas, possibilidade admitida no artigo 55 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz: "A intervenção de terceiro poderá ser admitida quando houver legítimo interesse e vinculação direta com a questão discutida no processo [...]".


Um artigo no regulamento do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia diz que "o jogador se compromete a não divulgar, através dos meios de comunicações, sua opinião pessoal ou informação que reflita críticas ou possa, direta ou indiretamente, prejudicar ou denegrir a imagem da CBV e/ou os patrocinadores e parceiros comerciais das competições".

Publicidade


O principal patrocinador da confederação é o Banco do Brasil, seu parceiro desde 1991. O contrato entre as partes vai até o próximo ano, e pessoas do meio passaram a temer que o episódio influenciasse na decisão sobre sua renovação.


Carol será defendida pelos advogados Felipe Santa Cruz, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e Leonardo Andreotti, especialista em direito desportivo.

Publicidade


Na semana passada, Santa Cruz disse à Folha de S. Paulo que enquadrar a atleta nesses itens fere a liberdade de expressão e a própria legislação desportiva.


"A minha preocupação nesse caso é evitar a violência contra uma jovem atleta. Em um ano tão difícil, é algo muito danoso ter que pagar multa e perder o direito de exercer a sua atividade", afirmou. "A Carol expressou a sua opinião, não atacou e feriu ninguém, nem a CBV e muito menos a imagem dos seus patrocinadores."


Para a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, a regra 50 da Carta Olímpica garante ao atleta o direito de expressar opiniões durante entrevistas. Esse é um dos pontos em que a defesa se baseia para defender a jogadora. "O regulamento [da CBV] tem que estar em concordância com o COI [Comitê Olímpico Internacional]", declarou Santa Cruz.

O trecho literal dessa regra, porém, afirma que "nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais, arenas ou outras áreas olímpicas". A interpretação da comissão do COI também veta manifestações no local de jogo, onde Carol estava ao dar a entrevista.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade