Pesquisar

Canais

Serviços

Polêmica

Time da NFL é pressionado a trocar nome considerado racista

Folhapress
06 jul 2020 às 11:00
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

O Washington Redskins é uma das franquias mais tradicionais da NFL. Fundada em 1932 e sediada na capital dos Estados Unidos desde 1937, a equipe três vezes vencedora do Super Bowl está sendo pressionada a encerrar uma antiga polêmica que ganhou mais destaque nas últimas semanas com os protestos pelo fim da desigualdade racial no país após a morte de George Floyd, em Minnesota.

O apelido Redskins, "pele vermelha" em tradução livre, é visto como racista por instituições ligadas aos povos indígenas, que pedem há anos a mudança do apelido e do mascote -um aborígine vestido com plumas na cabeça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2013 o então presidente Barack Obama afirmou que analisaria uma mudança de nome se fosse o proprietário da franquia. O apelido "pele vermelha" é visto como pejorativo pelos povos indígenas norte-americanos e remete à invasão das terras dos nativos pela população branca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Até pouco tempo atrás, a franquia comandada por Daniel Snyder dava de ombros aos pedidos, mas nos últimos dias o cenário mudou. A pressão pela mudança começou a partir de patrocinadores da equipe e de personalidades importantes do futebol americano.

Publicidade


Com todo esse movimento, a própria franquia anunciou que enfim analisará a mudança e que deverá tomar uma decisão nos próximos dias. A NFL também revelou que mantém conversas com a direção dos Redskins e incentiva a discussão.


"Em razão dos eventos recentes em nosso país e o retorno de nossa comunidade, o Washington Redskins anuncia que o time vai passar por um processo de revisão do nome da equipe. Essa revisão formaliza as discussões iniciais que o time teve com a liga nas últimas semanas. Nós acreditamos que essa revisão pode e será conduzida com os melhores interesses de todos em mente", diz parte do comunicado divulgado pela equipe na última sexta-feira (3).

Publicidade


O movimento mais relevante pedindo a mudança foi feito na quinta-feira (2) pela FedEx, empresa que pagou 205 milhões de dólares em 1998 para ser dona dos naming rights do estádio onde a equipe joga. O contrato é válido até 2025. A pressão é ainda maior porque Frederick Smith, CEO e presidente da FedEx Corp., também tem uma parte minoritária das ações do time.


Além disso, a revista "Adweek" divulgou que Nike e PepsiCo também sofrem pressão para exigirem a mudança. Desde a noite de quinta, a empresa de material esportivo que fornece os uniformes da franquia deixou de exibir os produtos oficiais ligados à equipe no seu site.

Publicidade


As três companhias receberam cartas de 87 empresas de investimento, que juntas somam 620 bilhões de dólares, pedindo que elas atuem a favor da alteração e que rompam os contratos caso o pedido não seja aceito.


Outra ação externa que pede a mudança de nome partiu de Tony Dungy, duas vezes vencedor do Super Bowl, membro do hall da fama e hoje analista da NFL na NBC. O ex-atleta afirmou que não irá mais se referir à franquia usando o apelido considerado ofensivo durante os seus comentários e análises.

Recentemente, a franquia tentou melhorar um pouco a imagem ao remover uma estátua em homenagem a George Preston Marshall, antigo proprietário da equipe e acusado de atos de racismo praticados enquanto atuou na NFL. Sob o comando de Marshall, os Redskins foram a última franquia da liga a aceitar negros no elenco, em 1962. Agora, sob mais pressão, a mudança deve ser ainda mais profunda em uma das principais equipes da liga.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade