Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cultura alternativa

Produção sustentável de coqueiro anão é opção para o pequeno produtor

Samara Rosenberger - Redação Bonde
03 abr 2014 às 18:18
- Samara Rosenberger/Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nativo das regiões áridas e quentes do Brasil, o coco pode ser a nova opção para o agricultor do Paraná. As premissas do clima e solo desfavoráveis do Estado não são considerados impedimentos para apostar no fruto. Apesar de não ter potencial economicamente rentável, a cultura é alternativa sustentável na agricultura familiar.

"O coco é nativo do Nordeste. Por isso, nós não vemos grande rentabilidade na produção do coco anão, mas é uma sugestão para variar na alimentação do produtor e de sua família", explica Pedro Aureliano, técnico agropecuário do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A adesão à produção já pode ser observada no Oeste do Estado. Na região de Assis Chateaubriand, por exemplo, os proprietários rurais deixaram a resistência de lado e investiram na diversidade. "Nesta região, o agricultor ainda produz pouco, mas já é possível ver pequenas plantações do fruto", destaca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conscientização

Estande da Sanepar na ExpoLondrina recebeu mais de 30 mil visitantes

Imagem de destaque
Campeão!

Douglas Ferreira vence etapa do PBR na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Balanço parcial

ExpoLondrina 2014: bilheterias de shows crescem 35%

Imagem de destaque
Confira!

Final de semana tem competições de cavalos na ExpoLondrina


Para os produtores que têm o milho, trigo ou soja como cultura principal, o coco anão deve ser encarado como um complemento à mesa. "Queremos mostrar a opção para o consumo familiar. Com o baixo investimento, o coco anão é uma fonte de alimentação", justifica. Investindo apenas R$ 5 por muda, o agricultor tem gastos apenas com a fertilização do solo e utiliza uma pequena área de terra, sem comprometer a renda familiar.

Publicidade


Vantagem


Outra vantagem no cultivo é o tamanho da planta. Ao contrário do híbrido e gigante, a colheita do coco anão é feita manualmente, dispensando o uso de ferramentas. "Além disso, o produtor gasta menos tempo e energia, o que é um dos fatores facilitadores", completa.

Aqueles que se interessam pela produção do fruto podem obter assistência com os especialistas do Emater na Via Rural, mais conhecida como "Fazendinha". O espaço fica na 54ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina até o dia 13 de abril.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade