Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Agronegócio 2019

Reinhold Stephanes anuncia estudo para novo traçado de ferrovia no próximo ano

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 mar 2019 às 16:34
- Foto: Jaelson Lucas/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O secretário de estado de Gestão Pública do Paraná, Reinhold Stephanes, participará do Fórum do Agronegócio 2019, que acontece dia 8 de abril, durante a ExpoLondrina, com o tema "Potencializar o Agro: da infraestrutura à agregação de valor. Soluções". O Fórum deve reunir, em Londrina, as principais lideranças do agronegócio brasileiro. Ele é um dos convidados a falar no painel "Soluções e desafios para potencializar a eficiência do Agronegócio brasileiro".

Para o secretário, discutir e debater o agronegócio é sempre importante e estratégico para o país. "Se consideramos o Paraná, onde este setor tem tanta importância na economia, debater os desafios, gargalos e estratégias para melhorar é fundamental", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o secretário e ex-ministro da Agricultura, o Estado possui infraestrutura e logística razoáveis. "Estamos trabalhando na duplicação de todo o anel pedagiado, com a inclusão de novas rodovias nos pedágios que seriam: PR 280 - que liga Barracão, Francisco Beltrão a Palmas; PR 445 - de Londrina a Mauá da Serra; PR 092 - De Jaguariaíva a Santo Antônio da Platina; PR 170 - de Londrina a Porecatu; PR 317 - de Maringá a Santo Inácio e PR 323 - de Maringá a Francisco Alves", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sete anos depois

Esquadrilha da Fumaça retorna aos céus de Londrina

Imagem de destaque
Seu bolso no parque!

Confira preços de comidas na ExpoLondrina 2019

Imagem de destaque
Neste sábado

Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar na ExpoLondrina

Imagem de destaque
O Zé da recaída tá ligando aí

Gusttavo Lima encerra a temporada de shows da ExpoLondrina 2019


No que se refere aos portos, no entanto, ele diz ainda estão previstas mais melhorias no Porto de Paranaguá e a viabilização do Porto de Pontal.

Publicidade


Já sobre ferrovias, Stephanes diz que precisa ser estabelecido um novo traçado do Mato Grosso até o porto de Paranaguá. "Um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) precisa ser feito e deve começar já no próximo ano, pelo menos do primeiro trecho, que será o trecho da Serra do Mar, que liga Curitiba a Paranaguá. Mas trata-se de um projeto a longo prazo. O que pode ser feito nos próximos quatros anos são os estudos e a obtenção das licenças", explica


Sobre a melhoria das estradas rurais e vicinais, o secretário diz que o Estado conta com 16 patrulhas rurais que atendem todo o Paraná, através de consórcios municipais, para aferir a qualidade das estradas rurais e identificar aonde existem problemas. "Temos mais de 100 mil quilômetros de estradas rurais e monitorar tudo isso é um desafio. Nossa ideia é de reforçar estas patrulhas, mas ainda não há recursos disponíveis para a ampliação do projeto", afirma.


Para Stephanes, o sucesso da agricultura se baseia em três pilares: tecnologia, crédito rural e mercado externo. "Estes três pilares precisam receber atenção constante e continuar fazendo parte da dinâmica agrícola", afirma. Ele diz que, com a logística e a infraestrutura inadequadas em algumas regiões, o custo de transporte é muito elevado. "Nestes casos, é preciso concentrar os esforços e a atenção do governo. Temos também muito a atuar no seguro agrícola", aponta.

As inscrições para o Fórum do Agronegócio 2019 estão abertas e podem ser feitas no site www.forumdoagronegocio.com


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade