Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Variedade

Aprenda como escolher a melhor massa para suas receitas

Redação Bonde
03 ago 2015 às 11:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Versatilidade e grande aceitação são características importantes das massas alimentícias, que já estão totalmente incorporadas ao hábito alimentar dos brasileiros. Afinal, quem rejeita uma bela macarronada ou dispensa um apetitoso pedaço de lasanha?

Mas, preparar uma boa massa também exige algum conhecimento. Atualmente a variedade disponível no mercado é enorme, o que muitas vezes pode dificultar a escolha do melhor produto Por isso, é importante saber identificar qual é a massa mais apropriada para o prato que você deseja fazer. Para ajudá-lo apresentamos abaixo os principais tipos de massas encontrados nas gôndolas dos supermercados. Depois, é só escolher a sua e se aventurar no 'apetitoso' mundo da gastronomia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tipos de massas

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Massas Secas - As massas secas possuem grande versatilidade e universalidade (excelente aceitação). É a massa que apresenta maior diversidade de tipos e formatos. Outros atributos estão ligados a sua praticidade, não perecibilidade (prazo de validade longo), custo (1 kg é suficiente para alimentar 10 pessoas) e facilidade de manuseio (não requer condições especiais de estocagem) e de preparo. Entre as massas secas, os tipos encontrados são:

Publicidade


Massa comum - Elaborada na forma mais elementar, ou seja, farinha de trigo e água, resultando num produto de preço mais acessível.


Massa de sêmola - Feita com uma farinha de trigo mais nobre, hoje denominada de farinha de trigo Tipo 1, resultando um produto mais claro.

Publicidade


Massa com ovos - Nesta versão são adicionados três ovos por quilo de farinha.


Massa grano duro - É chamada assim porque é elaborada a partir de um trigo especial chamado trigo durum. A massa do tipo Grano Duro fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente e ideal para a boa mastigação.

Publicidade


Massa integral - Elaborada com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas.


Massa com vegetais - São massas coloridas nas quais são acrescentados vegetais como beterraba, espinafre e cenoura.

Publicidade


Massa caseira (pode ser encontrada com ou sem ovos) - Preparada de forma artesanal, a massa caseira passa pelo processo de laminação, que lhe confere maior porosidade e melhor absorção do molho.


Massas Instantâneas

Publicidade


Macarrão instantâneo é um tipo de macarrão pré-cozido, que possui um pouco de óleo e deve ser preparado apenas com a adição de água fervente, durante uns poucos minutos. Ele cozinha rapidamente pelo fato de ser pré-cozido. No seu processo de fabricação, a massa é cozida e, em seguida, perde a água em um processo de fritura. Por isso, ele chega à sua panela semi-pronto e só precisa de três minutos para poder ser consumido.


Existe uma gama variada de produtos baseados em macarrão instantâneo, como o talharim, yakisoba, cup noodles, encontrados em diversos sabores (carne, galinha, legumes, camarão, picanha, pizza, quatro queijos, entre outros).

Publicidade


Massas Frescas


A massa fresca é feita com ovos e farinha de trigo. Elas são elaboradas com semolina de trigo, a parte mais nobre do trigo, o que a torna muito mais leve e macia.


Normalmente as massas frescas são produzidas através do processo de laminação. Em seguida passam por um processo de pasteurização ou de cozimento. A partir daí são submetidas a um processo parcial de secagem para se retirar o excesso de água absorvida na fase anterior.


As massas frescas são em geral comercializadas sob refrigeração. Outra alternativa é a utilização de embalagens especiais contendo uma atmosfera de nitrogênio e gás carbônico, que posteriormente são submetidas a um processo de esterilização. A umidade máxima é de 35,0% (contra uma umidade máxima de 13% das massas secas). Este maior teor de água é que determina o período menor de validade, pois a maior umidade sujeita a massa ao desenvolvimento de micro-organismos.


Há muitas opções de massas frescas, com ou sem recheio, elas são muito usadas para fazer ravioli, cappeletti, tagliatelle e massa para lasanha.


Massas Pré-cozidas


As massas pré-cozidas recebem esta denominação porque passam por um processo de cozimento no vapor ou em um tacho com água fervente, de modo que grande parte do amido (cerca de 90%) se gelatinize. Esta etapa dura de 40 a 90 segundos. Posteriormente a massa passa pela secagem. A vantagem da massa pré-cozida é a rapidez de seu preparo, pois só precisa ser reidratada para ser consumida. Os formatos pré-cozidos mais comuns são a lasanha e as massas curtas.


Consistência

A consistência da massa dependerá mais do tipo de macarrão do que do formato. Um tipo que está sempre al dente após o cozimento é o Grano Duro, elaborado a partir de farinha de trigo "grano duro" (com o qual se fabricam os macarrões italianos). O macarrão de sêmola, por sua vez, é feito a partir de trigo "tenro" (mais macio) e, por isso mesmo, só ficará "al dente" de acordo com o tempo de cozimento. É importante destacar que esses dois tipos não possuem colesterol porque não levam ovos em suas composições. (As informações são da Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade