Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gostinho de infância!

Confira 14 jeitos diferentes de comer bolinhos de chuva, mesmo que faça sol!

Redação Bonde
29 jan 2016 às 09:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tudo bem que eles realmente combinam com chá em dias frios, chuvosos e preguiçosos, mas nada impede que você aposte nessa iguaria mesmo que o sol esteja 'estalando mamona' lá fora! Se o calor não permitir uma boa xícara de chá quente ou café, você pode combinar os famosos bolinhos de chuva com suco ou chá gelado, e até mesmo apreciá-los puros, só para sentir o sabor único desses quitutes que nasceram nas cozinhas portuguesas.

No Brasil do século XVII eles ganharam ainda mais sabor nas mãos das escravas quituteiras. Nessa época a versão original do bolinho era feita com mandioca ou cará. O trigo era escasso, caro, vinha de Portugal, e raras eram as receitas feitas com a "Farinha do Reino". Em compensação, o bolinho era feito com muitos ovos, açúcar, leite, frito em gordura de porco. Os nomes também variavam, conforme a região, eram chamados de Quero Mais, Quero Quero ou Desmamados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iguaria nunca teve a pretensão de ser 'doce de Sinhá'. Sua vocação sempre foi o sabor, a leveza e o encanto aos olhos das crianças, que esperavam ansiosas pela hora em que saíam quentinhos dos tachos dos fogões a lenha, quando eram generosamente polvilhados com açúcar e canela. E por serem deliciosamente preparados por mãos escravas, acabaram recebendo o apelido de Bolinhos de Negra.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Ao longo dos séculos recebeu inúmeros outros nomes. Muitas escravas saíram do anonimato para ligar seus nomes a essa receita, homenagem que atravessou os séculos: ainda se encontram cadernos de receitas onde ele é chamado de Bolinhos da Negra Ambrósia ou da Negra Marcionila.

Publicidade


Das cozinhas das fazendas os bolinhos foram parar nos tabuleiros, quando muitas escravas recém-libertas passaram a ganhar a vida vendendo o quitute pelas ruas e praças das cidades. Para a venda, o bolinho era preparado em tamanho maior, enrolado em folhas de bananeira, quentinho, gostoso e muitas vezes recheado com doce de leite ou cocada mole. Logo ganhou novos nomes, como Bolinho de Negra Forra, Bolinho de Estudante e, quando tinha tamanho avantajado, Mata a Fome.


Não é à toa que Monteiro Lobato quis homenagear essas quituteiras eternizando uma negra como autora do bolinho de chuva: Tia Nastácia, a querida cozinheira do Sítio do Pica Pau Amarelo, que ficou ainda mais famosa nos anos 1980, quando a obra ganhou vida na telas da TV. Em grande parte dos episódios, Narizinho, Emília e Pedrinho terminam as histórias degustando os saborosos bolinhos carinhosamente feitos por Tia Nastácia.


Não se sabe ao certo como aconteceu, mas em uma tarde do século XX, alguém associou o bolinho à alegria que trazia às crianças nas horas em que não podiam correr ou brincar nos quintais por causa do tempo chuvoso. E desde então o nome bolinho de chuva ficou definitivamente ligado à receita.


Então, para relembrar os tempos de infância, que tal se deliciar com as receitas selecionadas pelo Bonde para o especial deste final de semana? Na versão tradicional, recheado e até salgado, existem muitos e deliciosos jeitos de preparar esse quitute que tem muita história pra contar. São 14 receitas para você escolher a sua, curtir uma tarde preguiçosa e ainda fazer a alegria da garotada. Aproveite!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade