Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sabor no prato

Conheça os diferentes tipos de feijão e saiba como preparar cada um

Redação Bonde
23 set 2015 às 11:23
- Divulgação/Meu Biju/Josapar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Preto, vermelho, rosinha, carioca, não há no Brasil quem dispense o bom e delicioso feijão de todo dia. Companheiro perfeito para o arroz, a carne assada, o frango de panela e outras gostosuras, além de irresistível, é fonte importante de proteínas, fibras, ferro, magnésio, zinco e potássio. Além disso, devido ao seu baixo teor de gordura e sódio, é indicado para hipertensos e colabora na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Mas, embora seja um dos alimentos mais consumidos no Brasil, muita gente desconhece a enorme variedade de feijões disponíveis no mercado e muito menos como variar o preparo tradicional dessa leguminosa. Se você é uma delas, confira a seguir os tipos de feijão mais utilizados na culinária brasileira e veja sugestões de como preparar (e variar) cada um deles. As dicas são da Josapar, empresa que detém a marca Meu Biju.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Feijão Carioca

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


É o feijão mais consumido do Brasil. Possui formato arredondado de cor bege com listras marrons, rende bom caldo e cozinha rapidamente. É muito utilizado na culinária indiana e no Brasil é mais consumido com arroz branco, mas pode também acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes.

Publicidade


Como preparar:


Deixe 1 ½ xícara (chá) de feijão carioca de molho em 1 litro de água quente por 2 horas. Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, junte 1 litro e meio de água e a uma folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semi tampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 40 minutos). Para fazer em panela de pressão, junte a água do remolho, 1 litro de água e a folha de louro e, depois de pegar pressão, cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Publicidade


À parte, faça o tempero do feijão: aqueça uma colher de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Junte uma concha cheia do feijão cozido, amasse os grãos com as costas da concha e tempere com sal. Volte o refogado para a panela de feijão, misture bem e mantenha em fogo baixo até que o caldo do feijão fique encorpado. Sirva a seguir.


Dicas:

Publicidade


Para dar mais sabor ao feijão, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes.


Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou lingüiça paio em rodelas.

Publicidade


Essa dica vale para todos os tipos de feijão. Se você quiser agilizar o cozimento do feijão, opte panela de pressão. Se dispuser de tempo, prefira cozinhar em panelas grossas, sem pressão. A vantagem desse processo é ter controle da textura do caldo, podendo-se ajustá-la pingando água à medida que o caldo evapora, e manter a integridade dos grãos de feijão.


Feijão Preto

Publicidade


Utilizado principalmente na tradicional feijoada, o feijão preto é mais consumido na região sul e sudeste. Possui grãos pequenos e de cor preta. É muito utilizado também na culinária mexicana, em pratos como chili e burritos.


Divulgação/Meu Biju/Josapar
Divulgação/Meu Biju/Josapar


Como preparar:

Publicidade


Deixe 1 ½ xícara (chá) de feijão preto de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas.Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros de água e 1 folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora). Para fazer na panela de pressão, junte à água do remolho 1 litro e meio de água e a folha de louro e, depois de pegar pressão, cozinhe por cerca de 20 minutos.


À parte, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Junte uma concha cheia do feijão cozido, amasse os grãos com as costas da concha e tempere com sal a gosto. Volte o refogado para a panela de feijão, misture bem e mantenha em fogo baixo até que o caldo do feijão fique encorpado. Sirva a seguir.


Dicas:


Para dar um toque cítrico, despeje sobre o refogado ½ xícara (chá) de suco de laranja e misture ao feijão cozido.


Para dar mais sabor ao feijão, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes.


Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou linguiça paio em rodelas.


Feijão Branco


É mais consumido na região sudeste, possui grãos alongados e de cor branca. Ideal para a preparação de sopas, saladas e cassoulets. Utilizado em dietas para emagrecimento, o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar. Para essa finalidade, o ideal é que seja consumida a farinha do feijão.


Reprodução
Reprodução


Como preparar:


Deixe ½ embalagem de feijão branco de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Aqueça 2 litros de água em uma panela de fundo grosso. Acrescente a una folha de louro e o feijão junto com a água do remolho. Cozinhe a sopa em fogo médio, com a panela semitampada, por cerca de 50 minutos, ou até que os grãos fiquem macios.


Enquanto isso, em outra panela, aqueça uma colher de sopa de óleo em fogo médio e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Acrescente a este refogado uma concha cheia do feijão já cozido, amasse com as costas da concha e tempere com sal e pimenta a gosto. Volte para a panela da sopa e misture. Deixe ferver em fogo brando, até que o caldo engrosse, e sirva a seguir, salpicado com cebolinha ou salsinha.


Dicas:


Querendo uma textura mais grossa, bata parte do feijão cozido no liquidificador, volte para a panela e cozinhe em fogo brando, até o caldo engrossar.


Acrescente carnes (frango, bacon ou linguiça) e legumes (vagem, ervilha-torta, salsão, abóbora, cenoura ou pimentão) ao refogado para incrementar a sopa e deixá-la mais nutritiva.


- Além de sopa, com o feijão branco você também prepara saladas: basta cozinhá-lo até ficar macio, escorrer o caldo e temperar com um vinagrete ou com azeite, alho e cheiro-verde.


Feijão Massacar


Conhecido também como feijão de corda ou feijão fradinho, possui formato arredondado de cor clara e com "olho" preto e é muito utilizado na culinária baiana, principalmente no preparo do acarajé baião-de-dois, mas também fica ótimo em farofas e saladas.


Divulgação/Meu Biju/Josapar
Divulgação/Meu Biju/Josapar


Como preparar:


Deixe 1 ½ xícara (chá) de feijão macassar de molho em 1 litro de água fria durante 2 horas. Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e 1 folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora e meia). Para cozinhar em panela de pressão, junte à água do remolho 2 litros de água e a folha de louro e, depois de pegar pressão, cozinhe por 20 minutos. Escorra, tempere o feijão com sal a gosto e sirva, quente ou frio, acompanhando carnes com vinagrete.


Dicas:


Para temperar, você pode refogar alho e cebola na manteiga de garrafa, adicionar o feijão já cozido e finalizar com coentro picado.


Deixar o feijão de molho em água quente faz com que os grãos soltem a pele facilmente, o que ajuda no preparo do acarajé.


Feijão Rajado


Possui grãos graúdos e de cor rosada com listras avermelhadas. Tem sabor adocicado e é um ótimo ingrediente para o preparo de saladas, acompanhamento de peixes e sopas.


Divulgação/Meu Biju/Josapar
Divulgação/Meu Biju/Josapar


Como preparar:


Deixe ½ embalagem de feijão rajado de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e 1 folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios (cerca de 1 hora). Para cozinhar em panela de pressão, coloque o feijão com a água do remolho, junte 2 litros de água e o louro e, depois de pegar pressão, cozinhe por 30 minutos em fogo baixo.


À parte, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue 1 cebola e 1 dente de alho picados, até que a cebola fique transparente. Junte uma concha do feijão cozido, amasse com as costas da concha, tempere com sal a gosto e volte o refogado para a panela de feijão. Misture bem e mantenha em fogo baixo, até que o caldo do feijão fique levemente encorpado. Sirva a seguir.


Dicas:


Para dar um sabor extra, cozinhe essa quantidade de feijão com 100 g de carne seca dessalgada.


Para transformar o feijão de todo dia num feijão de coco, junte leite de coco ao feijão cozido. Tempere com cebola, alho, pimenta-de-cheiro e coentro refogados em azeite. Sirva com farinha de mandioca.


Feijão vermelho


É um feijão de grãos avermelhados, pequenos e arredondados. Excelente acompanhamento para saladas e carnes. É muito utilizado também na culinária francesa, no preparo de sopas.


Divulgação/Meu Biju/Josapar
Divulgação/Meu Biju/Josapar


Como preparar:


Deixe ½ embalagem feijão vermelho de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas. Após esse tempo, transfira o feijão junto com a água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e 1 folha de louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios, e o caldo, levemente encorpado (cerca de 1 hora e meia). Para fazer na panela de pressão, junte o feijão e a água do remolho a 2 litros de água e o louro. Depois de pegar pressão, cozinhe em fogo baixo por cerca de 50 minutos.


À parte, faça o tempero do feijão: aqueça o óleo e refogue 1 cebola roxa até que fique transparente. Junte uma concha cheia do feijão cozido, amasse os grãos com as costas da concha e tempere com sal. Volte o refogado para a panela de feijão, misture bem e mantenha em fogo baixo, até que o caldo do feijão fique encorpado. Sirva a seguir.


Dicas:


Para dar mais sabor ao feijão, experimente trocar metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes.


Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou lingüiça paio em rodelas.

O feijão vermelho também é ótimo para fazer preparações sem caldo, como saladas, farofas, ou simplesmente refogado, com temperos como alho, cebola e cheiro verde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade