Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sempre fofos!

Saiba a diferença entre muffins e cupcakes; confira 15 receitas

Redação Bonde
15 abr 2013 às 12:14
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você vai à confeitaria e vê uma vitrine recheada daqueles lindos e delicados bolinhos, expostos em forminhas de papel colorido e sua boca enche de água. Chama a balconista e diz que quer experimentar um dos bolinhos. Mas, para complicar sua vida, ela pergunta se você prefere cupcakes ou muffins. E você, especialista em comer e uma negação em culinária, fica olhando para a moça com aquela cara de quem não sabe o que responder, mas tem vergonha de perguntar. Mas não se sinta sozinho neste universo, a maioria das pessoas não sabe a diferença.

Tudo bem que comer é muito mais gostoso do que entender sobre certos assuntos gastronômicos, mas para não entrar neste tipo de saia justa não custa pesquisar um pouquinho e descobrir algumas coisinhas interessantes, como a diferença entre um cupcake e um muffin, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Então vamos lá. Tanto os muffins como os cupcakes são bolinhos individuais, mas a grande diferença está na massa. A massa dos cupcakes é a de bolo tradicional, porém bem mais leve e mais doce. Eles também levam cobertura - de chantily, ganache e outros cremes. São aqueles miniblos fofinhos, coloridos, que de tão bonitos dá até pena de comer. Já a massa dos muffins costuma ser mais densa, pesada e leva menos açúcar. Os muffins costumam ter outros ingredientes no meio da massa, como gostas de chocolate e uvas passas e não têm cobertura. São mais fáceis de consumir e menos enjoativos – uma delícia com café.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Os cupcakes datam do século XIX, do tempo em que o forno não dava conta de assar bolos grandes e o jeito era usar latas ou xícaras. São minibolos decorados com confeitos, ganache, creme de manteiga ou pasta americana.


No que se refere aos muffins, há controvérsias. Os alemães garantem que a palavra ‘muffen’, que quer dizer "pequeno bolo", dá origem definitiva ao nome. Os franceses, por sua vez, defendem ‘moufflet’, macio. Mas a terra-natal é a Inglaterra, onde a tradição os relaciona aos dias frios, à geleia e ao chá. A massa, versátil, aceita chocolate, banana e até ingredientes salgados. Na Inglaterra também são conhecidos como "fairycakes" ou "bolinhos mágicos".


Agora que você já sabe diferenciar cupcakes de muffins, também pode se aventurar na cozinha e preparar você mesmo essas pequenas delícias. Para agradar diferentes paladares, selecionamos 15 receitas variadas dos dois tipos de bolinhos. Escolha o seu e delicie-se!



Publicidade

Últimas notícias

Publicidade