Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim de semana pede...

Simples e maravilhosos! Quinze bolos para fazer rapidinho

Heloísa Prado - Redação Bonde
12 jul 2012 às 12:36
- Reprodução/União
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem resiste à simplicidade de um delicioso bolo no café da manhã ou no chá da tarde? Ainda mais no inverno, quando esses quitutes podem ser apreciados ainda morninhos! E eles ficam melhores ainda se forem feitos rapidinho, sem frescuras e sem dar muito trabalho. Pensando nisso, selecionamos 15 receitas de bolos que podem ser preparados em poucos minutos. (veja na galeria).

Muita gente vai falar (e recebemos vários comentários a respeito!): "Poucos minutos? Mas um bolo leva quase uma hora para assar!". E é verdade. Entretanto, quando dizemos 'fazer uma receita em poucos minutos', quer dizer que ela estará pronta para ir ao forno em 5, 10 ou 15 minutos, o que, convenhamos, é um tempo bem pequeno para preparar um bolo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O especial de bolos deste fim de semana tem ainda uma vantagem: boa parte das receitas já foram testadas por mim, que sou apaixonada por bolos. Afinal, nada se compara a enorme variedade de sabores que estas delícias possibilitam. Um café da manhã fica especial quando colocamos um bolo bonito e fofinho na mesa. E todos os lanches podem ser únicos quando em cada um servimos um bolo com sabor diferente.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda

Das receitas que já testei (pelo menos umas sete), destaco três e recomendo de olhos fechados: bolo de banana caramelado, bolo de fubá com leite de coco e bolo amanteigado de baunilha, que dizem, era o preferido do ídolo do rock Elvis Presley.

Publicidade

Para quem está lendo esta matéria e se 'amargurando' por nunca conseguir fazer um bolo gostoso e macio (parece um carma, pois o 'danado' sempre fica solado!), também selecionamos alguns cuidados básicos que fazem toda a diferença para obter bolos perfeitos. Siga as dicas abaixo e confira os resultados.

Divulgação
Divulgação

Antes de iniciar o preparo, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários.

Publicidade

Retire os ovos, leite e a margarina da geladeira com antecedência. Na hora do preparo, eles devem estar em temperatura ambiente.

Acenda o forno e deixe a forma pronta – untada e polvilhada. O bolo cresce melhor quando é assado logo após o preparo.

Publicidade

Em vez de untar você pode usar papel manteiga no fundo da fôrma, ele sai com o bolo quente e ainda facilita a limpeza da assadeira;

As laterais da assadeira não devem ser untadas. Normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois de assado, com a lateral da forma untada esse processo é bloqueado, rachando as bordas do bolo. Depois de assado, se o bolo não se soltar, basta passar uma faquinha lisa por todas as laterais para soltá-lo.

Publicidade

Comece o preparo do bolo batendo as claras em neve. Em seguida, reserve-as em outro recipiente. Evite que as claras em neve fiquem firmes demais, para que a massa do bolo não resseque.

Peneire os ingredientes secos, como a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Essa etapa evita que se formem grumos na massa e garante leveza à massa.

Publicidade

Junte as claras em neve à massa em duas etapas: primeiro acrescente metade das claras. Misture delicadamente e, em seguida, coloque o restante. Faça movimentos de baixo para cima, para não perder o ar contido na clara batida em neve. Isso garante um bolo ainda mais fofo.

O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser adicionado. Mas antes de acrescentá-lo, verifique sua data de validade. Na dúvida, faça o teste: coloque uma colher de chá do fermento em um copo com água bem quente. Se a mistura borbulhar vigorosamente é porque está bom! O fermento nunca deve ser guardado na geladeira.

Publicidade

Nunca abra o forno durante os primeiros 20 minutos. Para checar se está pronto, espete um palito no centro do bolo. Se sair limpo, é porque já está assado.

Se a superfície do bolo corar antes que a massa termine de assar, abaixe o fogo e cubra a forma com papel-alumínio. A parte brilhante deve estar voltada para baixo. Em seguida, deixe o bolo terminar de assar em fogo brando.

Para fazer um bolo, o mais difícil não é juntar os ingredientes e colocar o bolo no forno, mas sim saber a hora exata de tirá-lo de lá. O bolo, quando tirado antes, fica 'massudo' e baixo. Quando ele fica um pouco mais no forno, começa a secar. Uma dica especial é prestar bastante atenção no cheiro. O bolo só começa a cheirar quando está praticamente pronto. Após verificar isso, acenda a luz do forno e veja se as bordas já estão soltando da fôrma. Então abra o forno e espete um palito em três pontos diferentes do bolo. Se o palito sair completamente limpo, o bolo está no ponto.

Coloque a forma sobre o fogão ou sobre gradinhas e nunca sobre uma bancada fria. A mudança brusca de temperatura poderá fazê-lo murchar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade