Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aliado da perda de peso

Abacate: benefícios e curiosidades que você provavelmente não conhece!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 ago 2020 às 16:17
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já faz algum tempo que o abacate é o ingrediente queridinho dos pratos saudáveis. E quem apostou que a moda – que é global, e não apenas brasileira – iria passar rápido, se enganou. Três anos após se tornar estrela dos cardápios, ele ainda continua em alta. E essa evolução do consumo do abacate em todo o mundo põe o Brasil no mapa da produção da fruta ícone das dietas saudáveis, como o terceiro produtor mundial, e crescimento de 16% no volume de exportação de entre 2018 e 2019, o equivalente a 980 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Abacates do Brasil. Criada em 2006, a organização representa a cadeia produtiva nacional.


O abacate virou tendência graças às gerações Y e Z que assumiu o fruto como símbolo do estilo saudável de vida. E não era por menos, os benefícios nutricionais são diversos. Primeiro que ele tem boas doses de potássio – mineral importante para prevenir doenças como o AVC -; ajuda a reduzir o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídios; é rico em ácidos graxos que ajuda a saúde do coração, além de possuir gorduras boas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Sem contar que o abacate é um grande aliado quando o assunto é emagrecimento: ele tem uma boa quantidade de fibras, que ajuda a manter a saciedade e diversos estudos mostram que ingerir abacate regularmente diminui a gordura abdominal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E não apenas os benefícios para a saúde, o abacate é também um ingrediente democrático: ele cabe em diversos pratos na gastronomia, ou seja, muito além da receita típica brasileira, batido com leite e açúcar. O abacate vai bem em pratos salgados – a moda da hashtag "avocado toast” é a grande prova disso –, saladas e até mesmo frito, como um tempurá. Além disso o abacate cresce também por outro lado: o aumento de pessoas vegetarianas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Mas engana-se que acredita que existe apenas um ou duas variedades de abacate. Só no Brasil são produzidos sete variedades.

Publicidade


A primeira delas é o Avocado Hass, o menor deles, que tem a safra entre fevereiro e setembro, e tem baixo teor de água, porém uma boa quantidade de óleos.


Já o Breda, que é produzido entre julho e dezembro, é mais adocidado e tem um equilíbrio de água e óleos.

Publicidade


O Fortuna tem safra extensa – entre fevereiro e julho – e é um dos maiores em tamanho, com alta porcentagem de água e baixo de gorduras.


O Quintal (safra entre março e julho) também faz parte do time dos frutos maiores: tão por isso tem muita polpa mas é equilibrado em água e óleo, fazendo com que ele seja um dos mais cremosos.

Publicidade


O Ouro Verde circula apenas no inverno – sua safra é bem curta, entre julho e agosto – e tem características bem definidas: é macio e ao mesmo tempo firme, e essa textura o faz perfeito para sobremesas.


Com bastante personalidade, o Margarida é bem redondinho, tem sua polpa mais amarela e caroço pequeno; seu alto teor de água faz com que ele se encaixa perfeitamente em sucos e vitaminas. Sua safra é dentre julho e novembro.

Publicidade


Por fim, o Geada é conhecido por ser o abacate do verão – tem alto teor de água – o que o faz excelente para servir gelado, principalmente em saladas. Fácil de ser reconhecido por não formar pescoço.


Ou seja, o Brasil tem capacidade de ofertar abacate o ano inteiro, oferecendo sabores e texturas diferentes, que cabem em qualquer receita.

Publicidade



Abacates do Brasil


O país ocupa a 19ª posição em área cultivada, demonstrando uma produtividade significativamente maior que a média. As condições climáticas e geográficas de pleno sucesso na maior parte do território nacional, também trazem à tona a potencialidade do abacate sagrar-se uma das mais prósperas explorações do agronegócio brasileiro.


Graças ao clima favorável, com bons ciclos de chuvas, a produção brasileira é uma das mais plurais do mundo com safras de diversas variedades garantindo um abastecimento em praticamente o ano todo. Além das espécies tropicais mais presentes no dia a dia da mesa brasileira, como Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde e Quintal, a variante Hass, originária da California e valorizada no mercado internacional por sua densidade nutricional e polivalência gastronômica, vem ganhando protagonismo com novas iniciativas de cultivo no país.

"Há um caminho aberto para o aumento do consumo per capita do abacate, a grande premissa da APAB em uma gestão cada dia mais minuciosa e atuante. Além da difusão de informação para o consumidor final via campanha ´Amo Abacate´ nas mídias sociais, eventos e outras ações proprietárias, a promoção do abacate pela associação navega por todas as etapas e elos da cadeia produtiva”, declara Maria Cecília Whately, que recentemente assumiu a presidência da instituição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade