Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja as dicas

Aprenda a escolher bem as frutas, folhas e legumes de boa qualidade!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 ago 2020 às 17:58
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando pensamos em uma alimentação balanceada, visando à boa saúde, os nutrientes indispensáveis são carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais (zinco, cobre, ferro, cálcio, potássio, magnésio), vitamina lipossolúveis (A, D, E e K) e vitaminas hidrossolúveis (complexo B e C). Não é necessário ser mestre em nutrição ou agronomia para reconhecer um produto realmente de qualidade. Entretanto, é imprescindível estar atento a detalhes.


Uma verdura em condição adequada para o consumo, por exemplo, deve estar com a coloração bem verde, sem folhas secas, rachaduras, manchas e sem furos. A ausência de insetos e odor puro também fazem parte das características a observar na hora da feira ou do supermercado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alimentos passados ou estragados devem ser evitados, especialmente pelo fato de poder conter bactérias, fungos e vírus. Esses organismos produzem toxinas capazes de provocar infecção ou intoxicação alimentar, segundo informa Valter Casarin, agrônomo e coordenador científico da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV).

Leia mais:

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear


Fator que favorece a perda principalmente de vitaminas é a temperatura. As baixas reduzem a proliferação dos microrganismos que deterioram os alimentos e mantém o valor nutricional. Um fruto ou outro item que contenha a parte superficial deteriorada, como mofo, deve ser descartado.

Publicidade


Aliás, a cor e o odor de um alimento afetam o estímulo das pessoas. Esses dois pontos influenciam na escolha e no consumo do alimento. A cor é associada a outras características como sabor e nível de doçura. Uma planta bem nutrida irá permitir que os frutos tenham cor e odor característicos, ou seja, apresentem aparência saudável.


Frutas e verduras colhidas na hora tendem a ter mais vitaminas e nutrientes do que as aquelas que passam tempo nas prateleiras. A degradação já ocorre durante o transporte dessas plantas. Assim, quanto mais rápido é o consumo, após o processo de colheita, maior é a qualidade nutricional deste alimento.

Publicidade



Dicas para escolher um alimento de boa qualidade


- Dê preferência as frutas, legumes e verduras da estação, que tendem a ser mais frescos e mais nutritivas

Publicidade


- Verificar muito bem a cor e ao odor


- Evite os produtos amassados, com rachaduras, machas ou furos e bolores


- Evite comprar frutas e legumes descascados. Esses produtos são mais suscetíveis à contaminação

- Quando comprar frutas em caixas, verifique o estado de conservação daqueles que estão por baixo


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade