Aprenda a fazer dez deliciosos pratos japoneses

por Mariana Sanches - Redação Bonde
   

Uma das grandes influências da cultura japonesa no Brasil é a culinária. Há quem torça o nariz para para essas comidas que são bem diferentes das brasileiras. Pratos com peixes crus e temperos mais suaves podem parecer estranhos para quem nunca experimentou. Mas, a verdade, é que a culinária japonesa é extremamente variada e pode agradar os mais diversos paladares.

Se você é fã de pratos orientais ou quer se aventurar na culinária asiática, então confira essa seleção de 10 receitas de comidas típicas japonesas para testar aí na sua casa!

Reprodução/Shutterstock

Sushis

1-Sushi vegano com shitake

Para quem não come carne, essa é uma ótima opção de sushi. Feito com diferentes legumes e shitake ele é muito saboroso e rende até cinco rolinhos de sushi.

2-Hosomaki e Uramaki

E para quem gosta dos tradicionais hosomaki e uramaki esse vídeo ensina o passo a passo de como preparar essas delícias. Mas, antenção: os temperos usados são indispensáveis para dar o sabor todo especial para os sushis.

Sashimi

3-Sashimi de salmão maçaricado

Saudável e versátil, o salmão é um peixe muito usado na culinária japonesa. Aqui, ele é maçaricado e ganha um sabor todo especial. Os ingredientes necessários são: salmão em laminas finas, vinagre de arroz ou maçã, sal negro, ajinomoto, cebolinha e limão siciliano.

4-Sashimi de atum

Com um sabor mais acentuado, o atum é um peixe de carne mais escura e perfeito para preparar um delicioso sashimi. Fonte de proteínas, ômega 3 e diversas vitaminais, o atum é muito saudável e uma ótima opção para quem não é muito fã de salmão.

Lámen

5-Lámen com lombo de porco

Queridinho dos adeptos a comidas mais gourmets, o lámen é um prato típico do Japão. Com diversos ingredienetes, ele é uma opção completa para quem quer servir um jantar diferente e especial. Assista o passo a passo do vídeo e aprenda a preparar essa delícia aí na sua casa!

6-Lámen com carne de frango, bacon e cogumelos

Essa é uma opção para quem está com tempo de sobra, pois o tempo de cozimento dos ingredientes é um pouco maior, mas acredite vale cada minuto! Uma dica importante: antes de ser servido, o macarrão precisa passar por um choque térmico. Então retire do fogo e já coloque em uma vasilha com água e gelo.

Temaki

7-Temaki filadélfia

O temaki é um sushi em formato de cone que possui nori na parte de fora e é recheado com outros ingredienetes na parte de dentro. O mais famoso é o temaki filadélfia, feito com arroz, salmão, cream cheese e outros temperos. Se você gosta dessa combinação, não deixe de conferir o passo a passo de como preparar essa deliciosa versão.

8-Temaki vegano

Uma ótima opção para os veganos, esse temaki não leva peixe e é recheado com pepino, cenoura e patê de nori com cenoura. Para temperar o arroz você vai precisar de vingre para arroz, açúcar cristal e sal. Vale à pena conferir!

Moti

9-Moti com anko

O moti é um bolinho de arroz tradicional da culinária japonesa e normalmente é feito em datas festivas, principalmente na véspera de ano novo. Aqui, ele é recheado com uma deliciosa pasta de doce de feijão (o anko) e pode ser comido cru ou frito.

10-Moti simples

Para quem não gosta de anko, essa opção de massa simples de moti é muito gostosa e fácil de fazer. Uma dica de acompanhamento para o bolinho é misturar shoyu com açúcar. Você também pode fritar ou assar!

Conteúdo relacionado: