Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tipicamente brasileira

Cachaça ganha sofisticação e movimenta R$ 1 bi por ano

Notícia Expressa/Redação Bonde
19 dez 2017 às 15:58
- Reprodução/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tipicamente brasileira, a cachaça se tornou aposta no setor de destilados. Segundo dados da PBDAC (Programa de Desenvolvimento de Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça), o Brasil movimenta cerca de R$ 1 bilhão na comercialização de 1,3 bilhão de litros por ano.

Feita a partir do cozimento do caldo de cana (garapa), a cachaça, antes estigmatizada, agora assumiu papel de produto sofisticado, graças ao investimento de marketing, nova roupagem e diversificação dos produtores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O caráter sofisticado tem de começar no processo de produção e pode ir até as embalagens, com modelos diferenciados e rótulos desenvolvidos por empresas especializadas do setor", conta o presidente da Confraria Paulista da Cachaça, Alexandre Bertin.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


O envelhecimento da bebida é uma pratica que agrega sabores, aromas e cores. Esse envelhecimento é feito com árvores nativas (como amendoim, jequitibá, araruva, cabreúva, bálsamo, jequitibá rosa, cerejeira, amburana, grápia, ipê-roxo e castanheira), permitindo a elaboração de blends de duas ou mais espécies e aumentando a complexidade aromática da bebida.

São 40 mil produtores e 4 mil marcas no mercado nacional, todos divididos entre produtos populares e premium. Com o objetivo de atingir nichos de mercado, muitas empresas, especialmente as artesanais, desenvolvem embalagens diferenciadas, que têm contribuído para melhorar a imagem e expandir o mercado. As novas "roupagens" abandonaram a aparência pitoresca e agora se apresentam em estilos artesanais ou sofisticados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade