Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Mundial

Confira a receita e um pouco da história do pão no Brasil

Agência Brasil
16 out 2019 às 10:07
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pão francês, pão rústico, bengala, filão, pão caseiro, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral... O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo. Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado nesta quarta-feira (16). O dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros.

A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e era um símbolo de poder. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto ao pão que se tornaram conhecidos como "comedores de pão”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É importante lembrar da importância que o pão tem para a humanidade. Desde os primórdios, os grãos eram consumidos de forma bruta, comidos crus. Posteriormente, alguns historiadores falam que, por acidente, os pães - que eram formados numa pasta mascada na boca, pasta essa feita de mingau – caíram em cima de uma pedra quente, em uma fogueira e, a partir dali, se gerou uma massa assada”, conta o especialista e historiados sobre pão, Augusto Cezar de Almeida, em entrevista à Agência Brasil. Almeida é autor de diversos livros como A História da Panificação Brasileira – a Fantástica História do Pão e da Evolução das Padarias no Brasil e do Dicionário da Panificação Brasileira. Ele também é editor da revista Panificação Brasileira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional


O pão no Brasil

Publicidade


Almeida conta que o produto chegou ao Brasil por meio dos portugueses: "Para se ter ideia, o primeiro documento que narra um brasileiro consumindo pão foi a carta de Pero Vaz de Caminha. Quando as naus [portuguesas] chegaram em território brasileiro, elas traziam pães. Os índios então provaram, pela primeira vez, aquilo que era totalmente estranho, que era o pão. E a reação dos índios não foi lá muito favorável porque eles não estavam habituados a consumir aquele tipo de produto. Os produtos que se consumiam aqui eram derivados da mandioca e típicos da região”.


Os pães que foram provados pelos índios eram muito rústicos e, pela longa viagem, provavelmente eram duros também. "Por isso não deve ter sido muito fácil aceitar”, diz Almeida.

Publicidade


Padarias


No ano passado, havia em todo o país 70.523 padarias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Mais de 14 mil delas estavam localizadas no estado de São Paulo. A maior parte dessas padarias, cerca de 95% do total, são micro e pequenas empresas familiares.

Publicidade


A primeira delas pode ter surgido no Rio de Janeiro. Ou em São Vicente, no litoral paulista. Mas há poucos dados ou registros sobre isso. Com isso, a padaria que ficou conhecida como a mais antiga do Brasil é a Santa Tereza, localizada na região da Praça da Sé, em São Paulo. A Santa Tereza foi fundada em 1872.


"As padarias, no passado, eram consideradas indústrias na cidade. Elas fabricavam biscoito, bolachas, vários produtos que eram vendidos para outras regiões próximas. Bolachas e biscoitos são produtos que não se estragam facilmente. As padarias tinham capacidade industrial e empregavam muitas pessoas. Depois surgiram as indústrias de biscoito e massas. Tem muitas histórias de grandes indústrias hoje no mercado brasileiro que surgiram de padarias”, contou o historiador.

Publicidade


Pão francês


Almeida conta que o pão branco, com um miolo úmido, revestido por uma casca fina, dourada e levemente crocante, composto por água, farinha de trigo, sal e fermento, e mais conhecido como pão francês – o nome varia conforme a região do país –, é o mais consumido pelos brasileiros. Entre os produtos de panificação, a venda de pão francês corresponde atualmente, segundo a Abip, a 45% do total comercializado nas padarias.

Publicidade


No entanto, ele vem perdendo espaço para a imensa variedade de pães que existem hoje: "O pão francês percentualmente está perdendo a sua importância - não porque está deixando de ser consumido, mas porque outros tipos de pães estão crescendo no consumo como os integrais ou com cereais”.


"Os primeiros registros com o nome de pão francês são da época de Debret, na época da Família Real presente no Brasil. Mas entendo mais isso como o pão francês feito pelos franceses, já que as características não eram tão iguais assim. Se procurar o pão francês como temos no Brasil, na França, não vamos encontrar”, diz o especialista.

Publicidade


Comemore essa data com uma receita especial de pão caseiro. Confira abaixo:


Receita de pão caseiro fofinho do site TudoGostoso


INGREDIENTES:


* 250 ml de água quente
* 250 ml de leite frio
* 3 colheres (sopa) rasas de açucar
* 2 colheres rasas de margarina ou manteiga
* 1 colher (café) cheia de sal
* 2 ovos
* 1 pacotinho de fermento seco para massas ou 1 cubo e 1/2 de fermento biológico
* Cerca de 1 kg de farinha de trigo


MODO DE PREPARO:

1# Siga exatamente como o indicado.
2# Acrescente a água quente , o leite frio (não pode estar quente), o açúcar, a margarina, o sal, os ovos e o fermento no liquidificador e bata por uns 2 minutos.
3# Despeje em uma bacia e deixe descansar por 15 minutos.
4# Acrescente farinha de trigo aos poucos e misture lentamente com uma colher, suavemente, para a massa não embatumar.
5# Acrescente a farinha aos poucos, misturando, até que fique difícil mexer com a colher. Nesse ponto, você poderá colocar a mão na massa e sovar com suavidade, até que a massa desprenda das mãos.
6# Pode ser que ela fique meio pegajosa, mas sem grudar nas mãos.
7# Unte as formas com margarina e reserve.
8# Corte pequenas tiras, abra com o rolo e enrole como se fosse fazer um rocambole.
9# Coloque nas formas, até a massa terminar. Você pode fazer o tamanho que quiser.
10# Aguarde até a massa crescer (cerca de 1 a 2 horas, depende do tempo).
11# Tem uma outra dica, que você pode colocar uma bolinha da massa em um copo de água, quando ela subir, a massa está pronta pra assar.
12# Lembrando que a massa cresce bastante, então, coloque os pães bem espaçados entre si.
13# Você vai adorar essa receita prática e super fácil para fazer todos os dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade