Confira dicas de alimentos leves para se manter saudável durante o verão

por Redação Bonde com assessoria de imprensa
   

A estação mais quente do ano está chegando e é importante nos atentarmos ao nosso corpo, que perde mais líquido durante esse período - o que pode causar um pouco de desânimo e pressão baixa. Além disso, o verão coincide com a época das comemorações de fim de ano, que nem sempre estão acompanhadas de cardápios leves e moderados. Pensando nisso, o Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta, compartilhou uma lista de alimentos propícios para esta época do ano e outra com aqueles que devem ser evitados, a fim de manter a saúde e a imunidade fortalecidas.

Invista em frutas e legumes da estação

Durante o verão, é possível encontrar frutas e legumes ricos em água, que ajudam a manter o corpo hidratado: abacaxi, acerola, ameixa, coco verde, laranja pêra, manga, melancia, melão, pêssego, uva, pepino, tomate, rabanete e aipo. Invista em receitas práticas e refrescantes com esses ingredientes.

Para o almoço em família

Procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas. Saladas podem ser bons pratos principais durante essa época e é possível fazer diversas combinações de folhas, frutas e proteínas magras. Wraps e sanduíches também funcionam bem para os dias quentes.

Para receber os amigos

A dica é usar a criatividade com petiscos saudáveis e drinks refrescantes: tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frango grelhado ou de legumes e queijo coalho, chás gelados, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão.

O que evitar

Frituras, alimentos gordurosos ou com excesso de sal não combinam com altas temperaturas. Procure evitar sempre que possível, pois nosso organismo demora para digerir esses tipos de alimentos, colaborando para a desidratação ou até mesmo algum mal estar. Lembrando de consumir bebidas alcoólicas com moderação, já que desidratam nossas células, podendo resultar na ressaca do dia seguinte. Alterne seu consumo com um copo de água.

Conteúdo relacionado: