Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não perca!

Conheça 4 macetes para fazer quiabo sem baba

Redação Bonde
20 mai 2019 às 16:19
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quiabo é um alimento querido pelos brasileiros. Muito presente na mesa dos londrinenses, o versátil quiabo tem amantes e haters. Alguns gostam da versão com baba, mas para os que não gostam, existem alguns macetes para que o refogado não fique babento, confira:


Quiabo "frito"

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Lave e seque bem os quiabos. Corte em fatias, na diagonal fica com uma textura interessante, mas pode ser em rodelas. Quanto mais finas as fatias mais rápido ele fica pronto. Coloque um fio de óleo ou azeite na frigideira antiaderente. Cerca de 2 colheres (sopa) para uma frigideira grande. Então, coloque os quiabos e mexa em fogo médio sem parar até eles ficarem bem dourados. Tem que ficar meio pretinho mesmo, com cara de queimado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Nesse processo ele vai soltar a baba toda e vai secando, ao final ele fica sem nenhuma baba. Aí é só colocar sal e servir. O quiabo tem um sabor maravilhoso e pode ser feito de diversas maneiras.

Publicidade


Vinagre


Se você preferir da maneira tradicional, com o quiabo refogado, a dica é: colocar os quiabos de molho em água e vinagre por uns 20 minutos. Depois desse tempo, passe na água de novo. Seque um a um com outro pano de prato. Coloque em uma vasilha seca e a faca que vai picar, também tem de estar seca. Esquente uma panela com um pouco de óleo e coloque alho picado, deixe dourar e coloque os quiabos, mexa bem e abaixe o fogo, sempre mexendo sem tampar a panela por uns 15 minutos. O fundo da panela vai ficar cada vez mais preto, mas não pega gosto de queimado. Acrescente 2 colheres (de sopa) de água e mexa bem. Coloque temperos e agora tampe a panela (por uns 5 minutos), sempre mexendo para não queimar e está finalizado.

Publicidade


Quiabo grelhado


Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo – esse é um dos truques para não ficar com baba. Corte as duas pontas do quiabo. Descasque 2 dentes de alho e com lateral da faca amasse os dentes de alho – nem precisa cortar, eles entram inteiros na panela, para dar sabor aos quiabos. Em uma frigideira média e antiaderente (fogo alto), coloque um fio do azeite, acrescente um dente de alho e em seguida os quiabos.
Não coloque todos de uma só vez, pois eles precisam estar em contato com o fundo da frigideira para grelhar e ficar tostadinho. E esse queimadinho na pele do quiabo é o que dá o sabor todo especial a esta receita. Tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 4 minutos de cada lado. Não mexa com a colher, apenas faça movimentos com a frigideira a fim de que toste por todos os lados por mais ou menos de 8 a 10 minutos. Em seguida, transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite, sem esquecer do dente de alho inteiro a cada leva.
Sirva a seguir!


Limão

Na última dica, você deve fazer o quiabo da forma que preferir e para finalizar esprema um limão no refogado e desligue o forno. A acidez do quiabo ajuda a secar a baba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade