Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimento funcional

Conheça 7 benefícios do alho negro para a sua saúde!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 ago 2020 às 14:32
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O alho comum (Allium sativum) já é amplamente utilizado pelos benefícios à saúde que proporciona, geralmente atribuídos à presença de compostos organossulfurados. O alho fresco possui quase o quádruplo de compostos organossulfurados encontrados na cebola, brócolis e couve-flor (considerados fonte desses compostos). Entretanto, o consumo do alho in natura pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo anemia, alterações na microflora intestinal e redução dos níveis de proteína sérica – o que não acontece com o alho negro.


A alicina é um princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais. No entanto, a alicina é instável sob alta temperatura e é perdida quando o alho é cozido ou secado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fermentação do alho converte a alicina em S-Alil-Cisteína (SAC), um potente e estável antioxidante. O SAC tem o dobro da capacidade antioxidante e é comprovadamente melhor absorvido pelo corpo que a alicina. Os benefícios do SAC são: Fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde cardiovascular, ajuda na regulação da pressão arterial, antioxidante natural, diminui o estresse oxidativo relacionado ao envelhecimento, entre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


O alho negro possui uma quantidade abundante de compostos antioxidantes, como polifenóis, flavonóides, derivados tetrahidro-β-carbolina e compostos organossulfurados, incluindo S-alil-cisteína e S-alil-mercaptocisteína, em comparação com alho fresco. Estudos revelaram um aumento do polifenol total e o flavonóide do alho negro em 9,3 e 1,5 vezes, respectivamente, em comparação com o alho fresco. A concentração de S-alil-cisteína, um dos compostos bioativos organossulfúricos mais importantes do alho, também aumenta no alho preto de 4,3 a 6,3 vezes, dependendo do tratamento térmico.

Publicidade


Devido à abundância de compostos bioativos, o alho negro tornou-se um dos produtos mais conhecidos e proeminentes no mercado de alimentos nutracêuticos e funcionais, com um notável crescimento da demanda de consumo e lucratividade nos últimos anos. Além disso, o alho negro tem atraído não só a atenção do consumidor, mas também o pesquisador e os fabricantes na melhoria de seu processo de produção, bem como a inovação de novos produtos de processamento de alho negro


Há um grande número de pesquisas que procuram elucidar os efeitos do alho negro para saúde. Entre eles:

Publicidade


1. Efeito Anticancerígeno


Com o crescente número de evidências relatadas para o efeito anticancerígeno do alho negro nas últimas décadas, alguns pesquisadores sugeriram que o alho negro poderia ser usado para prevenir e tratar o câncer gástrico, de cólon, pulmão e leucemia.

Publicidade


De acordo com estes estudos, os mecanismo dos efeitos anticancerígenos do alho negro em diferentes tipos de cânceres seria variado, incluindo a indução de apoptose, interrupção do ciclo celular e inibição do crescimento e invasão do tumor.



2. Efeito Antioxidante

Publicidade


Os antioxidantes removem as espécies reativas de oxigênio, apresentando diversos efeitos farmacêuticos como: refrear a manifestação ou a metástase do câncer, inibir o aumento do colesterol do sangue, da pressão arterial e da taxa de glicose, melhorar a imunidade, a fadiga muscular, além de ter efeito antibacteriano, antiviral e antialérgico.


As espécies reativas de oxigênio possuem ligação direta com os fatores de manifestação de câncer, doenças associadas ao estilo de vida, doenças crônicas e o envelhecimento.

Publicidade



3. Afina o sangue


O alho negro pode inibir a formação de trombos, mantendo o sangue fino, melhorando a pressão alta e impedindo infartos e AVCs.

Publicidade


Em um estudo foi identificado que o alho negro melhorou o perfil lipídico sérico, como colesterol total, triglicerídeos, LDL e HDL em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura.


Cientistas mostraram que o alho negro envelhecido poderia melhorar o perfil lipídico no sangue em pacientes com hipercolesterolemia leve. Neste estudo, sessenta participantes foram divididos em dois grupos. Um recebeu 6g de alho negro envelhecido (cerca de 3 dentes de alho negro) e o outro recebeu placebo duas vezes por dia antes de uma refeição todas as manhãs e à noite por 12 semanas. Como resultado, o alho negro aumentou os níveis de colesterol HDL e diminuiu os níveis de um indicador para doença arterial coronariana em comparação com o grupo placebo no final do estudo.



4. Antidiabético


Em estudo foi identificado que o consumo de dieta contendo alho negro aumentou significativamente os níveis de insulina em 12,1% e diminuiu a glicose sérica em 8,7% em camundongos db/db, além de diminuir a resistência à insulina.


Além disso, a hiperglicemia no estado diabético aumenta o estresse oxidativo e a terapia antioxidante pode ser fortemente correlacionada com a diminuição dos riscos de complicações diabéticas.



5. Anti-obesidade


O alho negro é conhecido como um importante ingrediente lipídico e redutor de peso. Em estudos, foi observado que o alho negro poderia reduzir o peso, diminuir a gordura renal e epididimal, atenuar a dislipidemia, reduzir no nível plasmático os níveis de lipídios totais, colesterol total e triglicerídeos e o aumentar o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL).


Uma das explicações para o efeito anti-obesidade do alho negro é a regulação negativa de fatores de transcrição e enzimas relacionadas às sínteses de gordura e colesterol. Outros estudos sugerem que a capacidade anti-obesidade se relaciona à regulação da lipogênese, biossíntese de adipocinas, oxidação de ácidos graxos e ao transporte de ácidos graxos e glicose e lipólise no tecido adiposo e no fígado.



6. Aumenta a imunidade


Como não foi observada citotoxicidade nos extratos de alho negro contra células tumorais Meth A em um ensaio de cultivo misto, foi pressuposta a presença de outros mecanismos antitumorais, como a associação do sistema imunológico para erradicação de células tumorais.


Em um estudo foi observado um aumento na atividade de citocinas, Th1 IFN-, TNF- e NO e células NK, cruciais na eliminação células nocivas, como células tumorais, células infectadas por vírus, entre outros.



7. Mais vitalidade, menos fadiga


O alho tem o efeito de tirar o cansaço rapidamente e de forma integral. Tanto que no Japão, ele é conhecido como remédio para recuperação da fadiga. Os componentes do alho absorvidos pelo corpo entram em nossas células, agem no retículo endoplasmático para torná-lo mais ativo e estimula a sintetizar o maior número de proteínas possíveis.

Quando a vitamina B1, que é imprescindível para a recuperação de fadiga, se junta com a alicina, um componente do alho, esta se transforma em um elemento chamado alitiamina, também conhecido como B1, que dá mais vigor ao corpo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade