Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja!

Conheça mitos e verdades dos alimentos embalados a vácuo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 set 2020 às 14:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eles têm conquistado cada vez mais espaço nas gôndolas dos mercados e na mesa dos brasileiros por questões como praticidade, sabor e até mesmo saudabilidade. Se antes os alimentos a vácuo eram rotulados como opções ultraprocessadas, a tecnologia atual e o acesso às informações permitiram que questões de saudabilidade fossem garantidas nesses produtos, pois o processo preserva os nutrientes, o frescor dos alimentos e o sabor e consistência deles.


"Os produtos embalados a vácuo e cozidos a vapor não precisam de adição de conservantes ou produtos químicos. O processo preserva o caráter nutritivo dos alimentos, além de permitir um alto controle de qualidade e segurança dos alimentos”, explica Enrico Milani, CEO da Vapza, empresa especializada em alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor com mais de 20 anos de atuação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a nutricionista Camile Fiuza, muitas pessoas acreditam e confiam na tecnologia e, por consequência, no fator durabilidade x nutrição. Porém ainda é muito comum encontrar quem ainda insista no armazenamento prolongado de forma caseira. "Os alimentos, em contato com o ar, perdem textura, sabor e nutrientes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Em basicamente todas as categorias nutricionais, esse processo de oxidação é comum. Por isso, há a recomendação do consumo imediato para garantir até mesmo a segurança na hora de se alimentar. Se a intenção é usufruir de um alimento por um longo prazo, é possível recorrer às marcas que possuem a tecnologia necessária para garantir esse fator”, explica.

Publicidade


De acordo com Milani, a técnica de embalagem a vácuo consiste em remover todo o ar presente na superfície do alimento e, após isso, cozinhá-lo no vapor dentro da própria embalagem. Em seguida, os produtos passam por um processo de esterilização, eliminando os micro-organismos. Desta forma, os alimentos a vácuo não necessitam de conservantes ou refrigeração para manter uma validade longa.


"Os consumidores estão cada vez mais exigentes e preocupados com as questões nutricionais e com a segurança dos alimentos, tanto na conservação quanto na manutenção dos nutrientes dos alimentos. Entender um pouco mais sobre o processo dos embalados a vácuo, além de revelar várias curiosidades, garante a conquista da preferência do público”, diz o CEO.

Publicidade


Orgânicos, cozidos a vapor e embalados a vácuo


Os alimentos orgânicos ganham disparadamente quando o assunto é saudabilidade. Entretanto, quando armazenados de forma tradicional, o quesito saudável estava diretamente ligado a menor durabilidade, à perda de sabor e nutrientes e, consequentemente, ao desperdício. De olho nas necessidades desse nicho de mercado, a Vapza lançou a linha de orgânicos embalados a vácuo e cozidos a vapor, que podem sem encontradas geralmente nos pontos de vendas (PDV) próximos ao hortifrúti nos supermercados, por possuírem estas características e principalmente por não terem conservantes, igualmente os produtos oferecidos nesta sessão.

"Agregamos ainda mais benefícios aos alimentos orgânicos, como durabilidade e segurança, e fortalecemos a cadeia de produção para levar opções altamente benéficas aos consumidores e explorar esse mercado em expansão”, expõe Enrico. Ele assegura que os produtos Vapza possuem certificações homologas auditadas pelo IBD (orgânucis) e BRC (certificação internacional). Além disso, a embalagem utilizada é desenvolvida especificamente para o processamento térmico, sendo BPA free (livre de bisfenol A) e mantendo as características do produto até o consumo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade