Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nutricionista explica

Conheça os benefícios da culinária japonesa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 jun 2019 às 17:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta terça (18 de junho) é celebrada a imigração japonesa no Brasil, a data marca o dia em que o primeiro navio com imigrantes japoneses chegou em mares tupiniquins, mais especificamente no porto de Santos, em São Paulo no ano de 1908. De fato, a imigração é um acontecimento histórico, e, certamente, influenciou muito nos costumes do brasileiro e quando se trata da vinda dos japoneses, uma coisa que vem logo em mente é a culinária deles, que acabou se tornando uma das mais amadas e saborosas entre nós.


Essa culinária é muito rica em especiarias, temperos e molhos que agradam diversos tipos de paladares, no entanto, no Brasil, a cozinha japonesa passou por algumas mudanças para se adaptar aos temperos que existem aqui e também a outros tipos de paladares, por isso, muitas vezes a comida é considerada diferente da que é consumida no Japão, visto que, ambos os povos possuem culturas diferentes, logo, as preferências mudam.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No paladar dos brasileiros

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


De acordo com a pesquisa "Hábitos alimentares do brasileiro: preferências, dietas e tendências de consumo", realizada pela Banca do Ramon, quando se trata de culinária estrangeira, 31% dos brasileiros entrevistados preferem frequentar restaurantes asiáticos, e esse número não surpreende, uma vez, que a gastronomia oriental, mais precisamente a japonesa, se popularizou muito no Brasil na década de 90, época em que houve uma grande proliferação de restaurantes japoneses no país, especialmente em São Paulo, e ainda hoje é muito comum ver esses estabelecimentos. No entanto, hoje em dia, eles podem oferecer três tipos de ambientes e receitas: as contemporâneas, tradicionais e os famosos rodízios.

Publicidade


Segundo a nutricionista consultora da Banca do Ramon, Nathália Gazarra, essa popularização aconteceu, principalmente, porque a comida japonesa era considerada saudável. "Ir comer em um restaurante japonês é considerável saudável, pois os alimentos são frescos e in natura e isso leva muitas pessoas a exagerarem na quantidade na hora da refeição e esquecem dos legumes, peixes e cogumelos nos pratos. É importante ficar atento ao modo de preparo, evitar frituras, muito comum na comida japonesa ocidental, e preferir preparações cozidas ou assadas, como no caso do guioza cozido e do salmão assado, por exemplo. Além disso, dependendo dos molhos e acompanhamentos que você escolher, pode deixar o prato mais calórico, como o temaki com cream cheese ou maionese", explica.


Como consumir e ainda manter uma alimentação saudável?

Publicidade


Não é fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada diante de tantas tentações que existem no cardápio, no entanto, não é uma missão impossível. "O ideal é consumir os alimentos crus, cozidos ou assados; moderação nos pratos que contenham arroz, pois eles normalmente contém açúcar na sua preparação; e, evitar os pratos que são fritos". Mas, a especialista disponibilizou algumas dicas valiosas para saborear uma boa refeição sem medo:


Escolha bem o restaurante

Publicidade


Todo estabelecimento merece uma avaliada antes de ser escolhido. "Neste caso, como os principais pratos são consumidos crus, qualquer descuido pode causar doenças. Então, é extremamente importante saber como o restaurante trabalha, a procedência dos alimentos e conhecer a qualidade do que é oferecido". Vale até mesmo uma conversa com os profissionais da casa e uma avaliada nas redes sociais para saber o que os clientes acham.


Se atente aos pratos

Publicidade


"Os peixes como, salmão, atum e os frutos do mar são boas opções. São fonte de ômega 3 e possuem vitaminas A, D e E, além de serem ricos em cálcio, sódio e zinco. Os pratos mais tradicionais como o temaki e o sushi, possuem o gohan na composição, que é aquele arroz japonês que contém açúcar no preparo. Não tem problema em consumi-lo, porém, é mais calórico se você consumir uma quantidade exagerada, o que acontece muito quando as pessoas vão em rodízios e tendem a extrapolar na quantidade", detalha Gazarra.


Tenha cuidado com o molho

Publicidade


Mesmo optando pelas opções mais leves, o molho que acompanha pode ser muito calórico, então, é importante prestar atenção em alguns detalhes, como por exemplo, o molho shoyu, que é muito utilizado na cozinha oriental e apesar de dar um sabor mais acentuado nos pratos O shoyu possui sódio e o excesso dele pode fazer mal à saúde. "Uma dica é substituir o shoyu tradicional pelo shoyu light, que contém menos sódio na composição. Tente espremer um pouco de limão em uma colher de sopa de shoyu para diluir ele um pouco, e assim consumir menos sódio. É preferível os molhos a base de limão e azeite. O shoyu combina bem com comida japonesa, mas é necessário cautela, porque é comum o exagero quando vamos a esses restaurantes", explica a nutricionista.


Benefícios da comida japonesa

Publicidade


Não é apenas a culinária japonesa que merece alguns cuidados, mas esse tipo de comida tem uma "fama" de ser saudável, então é importante ressaltar que o consumo merece algumas cautelas. No entanto, a cozinha oriental também oferece muitos benefícios a saúde. Veja alguns:


Peixe


"Truta, salmão e atum são espécies muito utilizadas e elas são aliadas do coração e do cérebro, porque elas possuem ômega 3, uma gordura boa, chamada gordura poli-insaturada. Os benefícios mais conhecidos do ômega 3 é a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. O ômega 3 é formado pelo EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico) esses ácidos graxos essenciais, são chamados assim, pois nosso corpo não produz. Quando ingeridos, essas gorduras tem a função de formar uma camada lipídica em volta da célula. E quando as membranas celulares estão repletas desses ácidos, as funções das células funcionam melhor, prevenindo e reduzindo o risco de diversas doenças, no coração, no cérebro e até nos olhos", detalha a nutricionista.


Gengibre


"O gengibre tem ação anti-inflamatória e ainda favorece a digestão. Além de auxiliar a neutralizar o sabor entre um prato e outro. Para quem quer emagrecer também é um ótimo aliado, pois ajuda a acelerar a queima de gordura".


Tofu


Esse queijo vegetal é muito consumido nos países asiáticos. É uma fonte de proteína, de magnésio, zinco, cobre e vitamina B1. "Alguns estudos mostram que o tofu pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, câncer de mama e de próstata e também combate o envelhecimento precoce. No entanto, como é feito da soja, o ideal é que seja orgânica, para não correr o risco de ingerir um alimento com uso de agrotóxico."


Chá verde


Muitos restaurantes oferecem o chá verde durante ou após a refeição. "Além de ser antioxidante, auxilia muito na digestão. E é um hábito bem tradicional dos japoneses".


Cogumelo


O cogumelo é bastante utilizado na cozinha japonesa. Este alimento possui propriedades antioxidantes, tem poucas calorias e carboidratos, tem mais proteínas e ajuda a aumentar a imunidade e é fonte de zinco e vitamina B12. Os cogumelos utilizados nesta culinária são shitake e shimeji e para quem não quer sair da dieta, a recomendação da nutricionista é moderação com os molhos que acompanham.


Pepino e algas

O pepino é muito utilizado na culinária oriental, e, de acordo com Gazarra, é um vegetal que tem em sua composição 95% de água. "Por conta da quantidade de água ajuda na hidratação. Além de ter baixa caloria, tem potássio e fibra na composição. As algas, presentes, no sushi e temaki são boa fonte de fibras também", finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade