Descubra como fazer alho negro em casa!

por Alho Negro do Sítio
   
Divulgação

O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. A ele são atribuidos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol e estudos apontam, efeitos anticancerígenos.

Além disso, o alho negro é incrivelmente saboroso. Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.

É um verdadeiro convite para as criações gastronômicas mais diversas!

Uma espécie exótica?

Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho!

Como fazer alho negro em casa

O alho negro é produzido simplesmente a partir da aplicação de tratamento térmico, sem nenhum aditivo ou conservante, apenas o alho com a casca ou descascado.

Confira abaixo a forma mais simples e barata de fazer o alho negro em casa.

1. Coloque o alho em uma panela elétrica no modo "manter a temperatura".

Lembre-se que o cheiro do alho acaba se impregnando na panela, portanto, é aconselhável adquirir uma panela elétrica para uso específico para o alho negro. É possível encontrar panelas novas de até 100 reais.

2. O cheiro nos primeiros dias é forte, em especial nos primeiros 7 dias, então é recomendável manter a panela em uma área externa. Se possível, dentro de uma caixa, para garantir um melhor isolamento e evitar a perda de energia. Aguarde de 10 a 16 dias.

3. Não deixe passar do ponto para não ficar amargo. Quando a coloração ficar como um chocolate preto é porque está praticamente pronto. Desligue da tomada e deixe descansando na panela até esfriar.

4. Se possível, deixe o alho maturar em um local arejado durante 1 mês. Assim ele ficará menos ácido e com sabor mais robusto.

Dicas essenciais!

1. É muito importante utilizar alhos de qualidade, graúdos e frescos.

O alho é colhido uma vez ao ano aqui no Brasil. Apesar de importarmos mais de 50% do alho consumido aqui da China, Argentina, Espanha nas entre-safras, procure utilizar o alho o mais fresco possível e não esqueça de valorizar o produtor nacional! :)

2. Manter a umidade é essencial.

Evite abrir a tampa desnecessariamente fazendo escapar toda a umidade da estufa.

Conteúdo relacionado: