Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda a fazer

Descubra como fazer alho negro em casa!

Alho Negro do Sítio
25 set 2020 às 13:13
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. A ele são atribuidos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol e estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


Além disso, o alho negro é incrivelmente saboroso. Seu sabor é adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, sem aquela característica pungência do alho comum. Também pode-se notar um toque de defumado e a presença de Umami (o quinto sabor). Tudo muito sutil e delicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É um verdadeiro convite para as criações gastronômicas mais diversas!

Leia mais:

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Imagem de destaque
Arrase!

Maçã para todos os gostos em nove receitas de arrasar


Uma espécie exótica?

Publicidade


Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho!



Como fazer alho negro em casa

Publicidade


O alho negro é produzido simplesmente a partir da aplicação de tratamento térmico, sem nenhum aditivo ou conservante, apenas o alho com a casca ou descascado.


Confira abaixo a forma mais simples e barata de fazer o alho negro em casa.

Publicidade


1. Coloque o alho em uma panela elétrica no modo "manter a temperatura".


Lembre-se que o cheiro do alho acaba se impregnando na panela, portanto, é aconselhável adquirir uma panela elétrica para uso específico para o alho negro. É possível encontrar panelas novas de até 100 reais.

Publicidade


2. O cheiro nos primeiros dias é forte, em especial nos primeiros 7 dias, então é recomendável manter a panela em uma área externa. Se possível, dentro de uma caixa, para garantir um melhor isolamento e evitar a perda de energia. Aguarde de 10 a 16 dias.


3. Não deixe passar do ponto para não ficar amargo. Quando a coloração ficar como um chocolate preto é porque está praticamente pronto. Desligue da tomada e deixe descansando na panela até esfriar.

Publicidade


4. Se possível, deixe o alho maturar em um local arejado durante 1 mês. Assim ele ficará menos ácido e com sabor mais robusto.


Dicas essenciais!

Publicidade


1. É muito importante utilizar alhos de qualidade, graúdos e frescos.


O alho é colhido uma vez ao ano aqui no Brasil. Apesar de importarmos mais de 50% do alho consumido aqui da China, Argentina, Espanha nas entre-safras, procure utilizar o alho o mais fresco possível e não esqueça de valorizar o produtor nacional! :)


2. Manter a umidade é essencial.

Evite abrir a tampa desnecessariamente fazendo escapar toda a umidade da estufa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade