Dia do leite: Entenda o motivo deste alimento ter até um dia para celebrá-lo!

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Que alimento presente em nossas vidas, desde a mais tenra idade até a fase adulta é fonte de nutrientes essenciais para a boa saúde e acessível a todos?

Freepik

Além de muito gostoso e considerado nutricionalmente completo, o leite é tão rico e importante como alimento global que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) instituiu, em 2001, 1° de junho como o Dia Mundial do Leite, objetivando chamar a atenção para as atividades da indústria leiteira.

"O leite é completo porque contém proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, vitamina A - que contribui para a formação celular, a vitalidade da pele e dos cabelos - e também vitamina B - um potente protetor do sistema nervoso, que age como um anti-inflamatório natural”, explica a médica nutróloga Ana Luisa Vilela.

A especialista diz ainda que um copo de leite integral pode suprir cerca de 8% da necessidade diária de proteína. "Três copos de leite praticamente satisfazem a necessidade diária básica de cálcio”, completa. "Além desses benefícios, o leite está ao alcance de todos e pode ser encontrado em qualquer lugar”.

Cadeia do leite

O Brasil produz cerca de 35 bilhões de litros de leite por ano. Com esse volume de produção, o País está entre os três maiores produtores mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Para se ter uma ideia da importância da indústria leiteira, "só esse setor emprega aqui mais de 4 milhões de trabalhadores, no campo e na cidade”, ressalta o zootecnista Cleocy Jr., Gerente de Produtos da Zoetis.

"Daí a importância de estarmos ao lado dos produtores, apoiando-os no que for necessário para o desenvolvimento de seu negócio, tão fundamental para nossa economia”, acrescenta Cleocy.

Para celebrar a data, a Zoetis produziu um vídeo que mostra um pouco o papel da companhia dentro do setor leiteiro, com pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas a essa cadeia.

Conteúdo relacionado: