Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consumo consciente

Dicas e receitas para aproveitar as sobras da ceia e não jogar nada fora!

Redação Bonde
21 dez 2015 às 13:10
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O período natalino é um momento de comemoração, festas e também de boa comida. Em muitas famílias a ceia de Natal é sinônimo de fartura, mas também muito desperdício, já que normalmente as pessoas compram ou cozinham mais comida do que o necessário. No entanto, seguindo algumas dicas simples, é possível evitar que muito alimento seja jogado fora.

Apesar de todo cuidado e planejamento, inevitavelmente vai sobrar alguma comida. Para evitar o desperdício dessas sobras, tenha cuidado ao conservá-las. As comidas quentes, por exemplo, não devem ficar mais de duas horas expostas. Além disso, ao guardar as sobras, prefira armazenar várias porções em recipientes pequenos a guardar tudo em um mesmo recipiente grande. As porções pequenas estimulam o consumo fácil e rápido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pense em receitas criativas que ajudam a reaproveitar os alimentos. Por exemplo, vegetais e peru podem servir de ingredientes para uma sopa, assim como pães podem se transformar e ser consumidos como croutons. As possibilidades são infinitas (veja sugestões abaixo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Para evitar que muita comida em excelente qualidade seja desperdiçada, o Bonde separou cinco dicas e receitas deliciosas que podem ser feitas com as sobras do jantar natalino. Anote:

Publicidade


Salada de Peru


Os restos do peru podem ser desfiados e usados para incrementar a salada do almoço. Alface, queijo parmesão, orégano, azeite e torradas completam a combinação.

Publicidade


Bolinho de arroz


Tempere o arroz das sobras com cheiro-verde e misture com ovos e um pouco de farinha, para dar a liga. É possível usar também as sobras das carnes para deixar o bolinho mais saboroso e recheado. Depois, basta apenas fritá-los. Quer mais opções? Acesse o link a seguir e veja as maravilhas que você pode fazer com as sobras de arroz.

Publicidade



Omelete de Natal


Esta é a opção mais simples de todas. O omelete de Natal, nada mais é do que fazer a mistura dos ovos com as sobras das carnes, seja peru, chester ou pernil. Não esqueça de desfiá-los antes. Acrescente tomate e queijo para deixar o sabor ainda mais especial. Bolinhos com carne desfiadas também são uma ótima pedida.

Publicidade



Receitas com panetone


No meio de tanta comida o tradicional panetone acaba um pouco 'desprezado' na ceia e é certo que haverá sobras. Use o que sobrou do pão italiano para fazer outras sobremesas. No link abaixo você encontra oito sugestões.

Publicidade



Salada de frutas


Se a mesa das frutas era tão recheada que ainda sobrou, aproveite para fazer uma salada de frutas completa como sobremesa. Outra opção é usá-las para fazer sucos naturais de diversos sabores, eles são muito mais nutritivos e saudáveis do que os industrializados.


Faça marmitas e distribua para moradores de rua

Se sobrou um volume considerável de comida, seja da ceia ou do almoço, faça marmitas e distribua para pessoas que moram nas ruas. (Com informações do InfoMoney e Ciclo Vivo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade