Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Os mais gostosos!

Do brigadeiro ao quindim: 4 doces tipicamente brasileiros

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2020 às 16:14
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mesmo que o Brasil seja conhecido popularmente pelo futebol, samba e Carnaval, a culinária brasileira também encanta os estrangeiros e os nativos, já que é rica e diversa. Por ser um país com forte influência da imigração, há de tudo um pouco entre os pratos brasileiros. Além da diversidade, também há as adaptações na receita entre uma região e outra.

Entre as iguarias tipicamente brasileiras estão doces como o brigadeiro, o pé de moleque e a paçoca. Veja abaixo quatro opções de sobremesas criadas e popularizadas no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Brigadeiro

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


Presente em praticamente todos os aniversários – desde os infantis aos de adultos –, o brigadeiro foi criado depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Como era difícil encontrar leite fresco na época, o ingrediente não era utilizado para fazer doces, e, deste modo, uma alternativa com o leite condensado foi pensada. Da mistura entre ele e o chocolate surgiu o brigadeiro.

Publicidade


De início, o prato não possuía nome. Durante as eleições presidenciais de 1945, para aumentar a arrecadação para a campanha do candidato Brigadeiro Eduardo Gomes, havia festas que vendiam o doce e, assim, o nome foi popularizado. Atualmente, há diferenças linguísticas entre os estados, sendo possível também encontrá-lo sob a alcunha de negrinho, como é conhecido no Rio Grande do Sul.



Quindim

Publicidade


Com a receita inspirada em um doce português, o Brisa do Lis é feito com uma mistura de ovos, açúcar e amêndoas e foi criado nos conventos do país. Os ingredientes precisaram ser repensados com a chegada dos portugueses ao Brasil, pois as amêndoas não eram de fácil acesso e, assim, o coco ralado foi inserido no lugar delas.


Desta forma, com a mudança de um dos ingredientes – o que, na prática, altera o sabor e o modo de consumo –, o nome do prato também foi reformulado. A escolha foi por chamá-lo de quindim, que significa encanto ou dengo.

Publicidade



Paçoca


De origem indígena, a paçoca era originalmente um prato salgado, feito à base de farinha de mandioca e carne seca, para os tropeiros que realizavam longas viagens e ficavam dias longe de casa.

Publicidade


Com o passar dos anos, ela se transformou no que conhecemos hoje:
o doce feito de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. O nome "paçoca” vem do tupi "po-çoc”, que significa "esmigalhar”. O doce é típico da comida caipira do estado de São Paulo, além de ser popular em todo o Brasil – principalmente, nas festas juninas.



Pé de moleque

Feito a partir de amendoim torrado e açúcar, a combinação é tipicamente brasileira e datada do século XVI, quando as canas-de-açúcar trazidas pelo navegador Martin Afonso de Sousa chegaram à Capitania de São Vicente. Quanto ao nome, não se sabe ao certo qual é a origem. Há relatos sobre ser uma referência à forma do doce depois de pronto, e também existe uma versão em que as crianças pegavam o doce sem que as cozinheiras autorizassem e eram repreendidos com um "pede, moleque”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade