Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Truques

Economia na cozinha: veja dicas para economizar gás

Redação Bonde
16 jan 2013 às 08:26
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Economia é sempre bom. Mas quando se trata de gás de cozinha economizar também é sinônimo de ajudar o planeta. Seja para quem tem gás encanado ou para quem usa botijão de gás, o sofrimento com os altos preços é o mesmo. Por isso, reunimos algumas dicas práticas e pequenos truques que podem ser aplicados no dia a dia para ajudar a diminuir o consumo do gás e contribuir para a economia doméstica.

1. Mantenha o fogão sempre regulado. A cor certa da chama é azulada. Se a chama estiver amarela ou manchando o fundo da panela é sinal de que os queimadores do fogão não estão funcionando adequadamente. Além de gastar mais, isso pode ser perigoso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2. Quando for cozinhar feijão, por exemplo, deixe ele de molh da noite para o dia, assim o tempo de cozimento será menor. Se você usa panela de pressão, deixe a pressão agir por 10 minutos com o fogo ligado e depois desligue e deixa ela agir por mais 10 minutos. O feijão vai cozinhar da mesma forma e você vai economizar gás.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!


3. Ao cozinhar macarrão deixe a água ferver, adicione sal e assim que ela ferver novamente adicione o macarrão seco, misture bem, desligue o fogo e tampe a panela e conte o tempo necessário para o cozimento. Já para cozinhar legumes opte pelo vapor. Dessa forma você pode aproveitar o vapor de outro alimento que já esteja preparado.

Publicidade


4. Ao usar o forno procure assar mais de um item, para aproveitar que ele já esta quente. Evite deixar o forno aberto enquanto a chama estiver acessa, isso evita que o calor vaze e consequentemente você gaste mais gás.


5. Tampe as panelas durante o cozimento. Assim você economiza duas vezes mais gás. Manter as panelas no centro da chama também ajuda a panela a esquentar por igual e fazer com que tudo fique pronto mais rápido. Procure também trocar as panelas antigas com a base amassada. Sem um apoio regular, o cozimento vai levar muito mais tempo.

6. Fogão limpo e longe das correntes de ar também são sinônimos de economia. (Fonte: Receitas de minuto)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade