Faça um nhoque de banana verde ao molho de tomate e melancia

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Shutterstock

As massas são a perdição de qualquer dieta que se preze. Ao longo das descobertas das receitas funcionais, as massas não podem ficar de fora. A chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu, disponibilizou uma receita de nhoque de banana verde ao molho de tomate e melancia para variar o cardápio e dar novas funções aos alimentos tradicionais da sua geladeira, confira a receita:

Ingredientes do nhoque (rendimento 2 porções):

- 300g de biomassa de banana verde (fria)

- 1 colher de azeite

- Farinha de arroz até dar ponto (mais ou menos 100g)

- Sal a gosto

Modo de preparo: Em um bowl coloque a biomassa, o azeite e o sal, misture bem e adicione a farinha aos poucos até a massa soltar das mãos. Faça rolinhos com espessura de 1cm e cortar os nhoques. Cozinhe em água e sal como o nhoque tradicional.

Ingredientes biomassa de banana verde:

- 4 bananas da terra bem verdes

- Água para o cozimento

Modo de preparo: Lave bem as bananas e cozinhe com a casca em panela de pressão cobertas com água quente por 10 minutos. Tire a pressão e processe sem a casca. Se precisar use um pouco de água quente limpa para ajudar no processamento. Reserve.

Ingredientes molho de tomate e melancia:

- 1 kg de polpa de melancia (parte vermelha com sementes)

- 200g de tomate pelado triturados (ou molho de tomate caseiro)

- 50g de cebola

- 1 de dente de alho

- 20ml de azeite

- Azeite de oliva

- Sal e pimenta a gosto

- Orégano

- Manjericão fresco

Modo de preparo: Bata a polpa de melancia no liquidificador até triturar bem as sementes. Leve ao fogo até reduzir em ¼ e reserve. Doure a cebola e o alho e azeite, adicione a redução de melancia, o tomate e tempere a gosto. Com o fogo desligado, acrescente o azeite de oliva e o manjericão fresco.