Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Arraiá saudável

Festa junina em casa: é possível aproveitar sabores tradicionais mesmo com a quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mai 2020 às 16:04
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pamonha e paçoca, chocolate quente e quentão; em comum, esses alimentos e bebidas caracterizam os tradicionais sabores das festas juninas, que em tempos de pandemia não acontecerão como de costume. No entanto, quem está em casa pode matar a saudade dos festejos tradicionais levando para a mesa pratos típicos e, de preferência, consumindo sem excessos para não descuidar da alimentação e saúde agora que boa parte da população não consegue praticar exercícios físicos com a frequência e intensidade habituais.

A vantagem de preparar em casa alguns dos quitutes mais tradicionais é a possibilidade de adaptar a receita para versões mais lights, que levem menos sal e açúcar na composição. Essa é a visão da consultora nutricional da marca Cuida Bem, Bruna Pavão. A especialista diz que "não é preciso deixar de comer nada, somente trocar os ingredientes prejudiciais à saúde por opções mais saudáveis e comer com moderação”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bruna aproveita para reforçar a qualidade nutricional dos alimentos mais tradicionais das festas juninas. Citando o milho, o pinhão, a mandioca e o amendoim, reforça que são, respectivamente, ricos em carboidratos, minerais, fibras solúveis e fonte de gorduras boas como ômegas 3 e 6.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


Todos esses produtos compõem os festejos não por acaso. "O que poucos sabem é que, no período do ano em que ocorrem essas celebrações, é feita a colheita desses itens e por isso são mais utilizados. Já no Sul do Brasil, os itens mais comuns são o quentão e o pinhão, pois são comidas típicas do inverno, alimentos que ajudam as pessoas a se aquecerem e a ficarem saciadas por um período maior, com mais energia para manter suas necessidades fisiológicas e festejar durante à noite”, comenta.

Publicidade


Dentre as opções mais frequentes, Bruna ressalta a qualidade nutricional do amendoim, leguminosa que quando ingerida com a frequência e a quantidade ideais ajuda a evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. "O grão está presente no mercado em preparações variadas e até sem adição de açúcar, caso da paçoca com sementes da Cuida Bem; por isso é um ótimo aliado da saúde, rico em ácidos graxos monoinsaturados, também conhecidos como gorduras do bem.”



Para festejar em casa

Publicidade


Um dos tradicionais sabores das festas é justamente o mais fácil de preparar. As pipocas, que injustamente carregam a fama de más, aponta Bruna, contém polifenóis, antioxidantes responsáveis por proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, desacelerando o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. Porém, cuidado: "consumida com grandes quantidades de sal, manteiga ou óleo e nas versões de micro-ondas, podem ser, sim, maléficas”, diz Bruna.


Na categoria doce, são sucessos consagrados das festas juninas a canjica e o arroz doce. A dica da nutricionista para prepará-los em casa, sem descuidar da saúde, é abolir da receita o leite condensado e substituir o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara. "Quem gosta de arroz doce, pode adotar uma versão mais leve, com o grão integral e leite desnatado (consulte a receita no final do texto). Fica muito saboroso e contém canela, um condimento que acelera o metabolismo e diminui o índice glicêmico. Para o grupo de pessoas com diabetes, é possível aproveitar preparações como pé de moleque, batata doce, canjica e cocada com zero açúcar para manter a glicemia controlada”, afirma Bruna.

Publicidade



A boa convivência entre a dieta e as festas juninas


De acordo com a consultora nutricional, é possível, sim, quem está de dieta aproveitar os pratos típicos, sem cultivar os sentimentos de culpa que podem perturbar esse público. Para tanto, algumas dicas:

Publicidade


- Não se restrinja! Quanto mais você se proíbe de comer alguma coisa, mais vai sentir desejo pelo alimento proibido e, em consequência, maior será o sentimento de culpa. A restrição é amiga da compulsão alimentar;


- As reações físicas e emocionais caminham lado a lado, portanto, ao escolher ingerir um alimento que não faz parte do cardápio, coma com vontade. Não se prive ou sinta culpa caso esteja furando a dieta;

Publicidade


- Saborear os alimentos devagar é a chave do equilíbrio. Quando comemos de forma mais tranquila, sem pressa, diminuímos a quantidade consumida e evitamos o exagero;


- Nenhum alimento é capaz de, por si só, engordar ou emagrecer – a rotina alimentar como um todo é responsável por isso –, portanto não faz mal se dar o privilégio de furar a dieta de vez em quando.

Publicidade



Receita


Arroz doce com paçoca


Rendimento: 8 porções


Tempo de preparo: cerca de 15 minutos



Ingredientes:
- 1 e ½ xícara (chá) de arroz integral cozido (tipo papa)


- 1 xícara (chá) de leite desnatado


- 1 xícara (chá) de leite de coco


- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo


- 2 canelas em pau


- 2 colheres (sopa) de creme de leite


- 1 unidade de Paçoca com Chia, Quinoa e Amaranto



Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture o arroz, o leite, o leite de coco, o açúcar mascavo e a canela.


- Mexa bem e leve ao fogo baixo até levantar fervura.


- Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.


- Mexa novamente e transfira para outro recipiente.

- Leve à geladeira por cerca de 15 minutos e em seguida sirva com a paçoca esfarelada por cima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade