Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mês da culinária afetiva

Junho: Dicas para aproveitar com alimentos saborosos e nutritivos!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2020 às 14:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em junho, a chegada do inverno e suas mudanças na temperatura ambiental desperta o aumento da fome, algo que é fisiológico, pois está associado às alterações na luz e na temperatura dessa estação, que estimulam genes presentes no corpo desde nossos ancestrais. Isso porque, para nossa espécie evoluir, precisou sobreviver a vários invernos marcados por baixa disponibilidade de alimentos e, assim, alguns mecanismos internos são acionados, levando à procura por preparações mais saborosas e com maior densidade energética.

Somado a isso, temos nesse mês a chegada das Festas Juninas, comemorações muito apreciadas em nosso país e marcada pela presença de comidas típicas saborosas, que proporcionam a sensação de comfort food, ou, "comida afetiva”. Estas preparações são associadas, assim, pois quando você coloca na boca, proporciona bons sentimentos e recordações, que são a cara do inverno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o tempo foi passando, o prazer de sentar-se à mesa para uma refeição simples, saborosa e completa, ao lado de quem amamos, foi deixado de lado. Mas, os acontecimentos atuais no mundo devido à pandemia estão proporcionando maior tempo em nossas casas, permitindo reaprender diversas coisas, dentre elas, o prazer de cozinhar, de comer mais devagar e estar perto da família!

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear

Imagem de destaque
Anote!

Lombo é um corte delicioso! Confira oito receitas maravilhosas para Páscoa


A nutricionista e consultora da Vitao Alimentos, Karla Maciel, separou algumas dicas para celebrar o mês de junho da forma que ele merece (e você também), confira:

Publicidade



Faça uma releitura saudável das receitas típicas dessa época


Claro que você pode consumir as preparações típicas do "arraiá”, mas aproveite para torná-las mais saudáveis e nutritivas e mesmo assim, saborosas! Aproveite o mix para bolo de fubá sem glúten e a goiabada zero para um clássico Bolo de Fubá com Goiabada. Você também pode fazer aquela canjica deliciosa ou o arroz doce com o leite condensado zero e incluir fibras na receita do pão de queijo com a chia e a linhaça! Aproveite para preparar as receitas em família!

Publicidade



Inclua doces saudáveis no seu dia a dia


Sabemos que o inverno traz a vontade de comer um docinho! E não tem problema, desde que você saiba escolher opções mais saudáveis, como por exemplo, aqueles sem adição de açúcar e livres de gordura trans.

Publicidade



Faça lanches intermediários


Para auxiliar no controle da fome, é importante incluir pequenos lanches entre as refeições principais. Mas cuidado: preocupe-se em escolher opções nutritivas, que irão garantir mais saciedade e, consequentemente, menos fome! Nesses intervalos, é interessante incluir alimentos que são fontes de proteínas, de gorduras boas ou até mesmo de fibras, que são nutrientes que permitem um maior estado de plenitude gástrica. Por exemplo, que tal aproveitar a aveia em flocos finos para preparar um Mingau de Aveia bem quentinho, aconchegante e rico em fibras? Ou, aproveitar as opções de snacks que unem mais de um desses nutrientes, como o drageado meio amargo de amêndoas, que é fonte de fibras e gorduras monoinsaturadas - que auxiliam na melhora do perfil lipídico, ou até mesmo umas das três opções de semente de abóbora, que são ricas em proteínas e fibras!

Publicidade



Capriche no seu café da manhã de inverno


Estudos mostram que consumir o café da manhã auxilia no controle de porções e da qualidade nutricional das outras refeições que você consumirá durante o resto do dia! Por isso, no inverno, aposte em um café da manhã nutritivo e saboroso: inclua crepioca, panqueca ou torradas integrais recheadas com uma das sete opções de geleias da linha zero açúcar. Ou, se você gosta de pão, invista no mix sem glúten para pão com sementes e grãos, para matar a vontade!

Então, por que não aproveitar todas as oportunidades gastronômicas que o mês de junho traz, de forma equilibrada? Afinal, não é necessário deixar de comer aquilo que se gosta, se houver moderação, sabendo incluir opções mais saudáveis (e não menos saborosas!). Assim você não sai do objetivo de um padrão alimentar saudável, finaliza a nutricionista!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade