Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação

Lanches intermediários: saiba como colaboram para o bom funcionamento do metabolismo!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 ago 2020 às 17:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com uma jornada de trabalho de cerca de oito horas diárias, os trabalhadores permanecem, em média, 33% do tempo nos ambientes profissionais. Isso sem contar o tempo dedicado aos estudos e outras tarefas cotidianas. Com uma rotina atribulada, o consumo de alimentos saudáveis nesse período pode ser afetado, por isso, é recomendável investir nos lanches intermediários, que devem ser realizados entre as principais refeições, como por exemplo, entre o café da manhã e o almoço.


Os lanches intermediários são importantes para que o corpo mantenha o metabolismo equilibrado e não fique um longo tempo sem receber nutrientes. Dessa forma, algumas opções são os iogurtes desnatados, que são fontes de cálcio para prevenção e combate à osteoporose; sementes como a chia, o gergelim e a linhaça, que fornecem energia ao corpo, além de auxiliar na regulação do intestino; e frutas da época, que são mais saborosas, ricas em nutrientes e tem custo mais baixo durante o período natural de safra. De acordo com o livro "Alimentação escolar: promovendo a saúde do futuro”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, algumas opções para setembro são a banana, a laranja e o abacaxi.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estudante de nutrição, Juliana Fonseca, de 22 anos, relata que no intervalo entre o almoço e jantar, costuma consumir no mínimo uma fruta. "Busco saciar a minha fome durante esse período com ao menos uma fruta. A maçã é um exemplo”, afirma. As frutas colaboram para a redução de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, o diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares. Outras opções, principalmente no período vespertino, são as torradas integrais, que são fontes de carboidratos, acompanhadas de ricota ou patês, além de biscoitos de arroz integral e chás que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Imagem de destaque
Arrase!

Maçã para todos os gostos em nove receitas de arrasar


Às pessoas que trabalham durante a noite, algumas alternativas são as saladas, que têm uma composição mais elaborada, com a presença de legumes crus e cozidos e verduras, garantindo a ingestão de vitaminas, minerais e fibras, aliada a uma fonte de proteína, como o frango ou carnes magras. Sanduíches leves, como pão integral com queijo branco e verduras, também são opções válidas. A nutricionista da Secretaria, Katlly Evillim, ressalta a presença das frutas oleaginosas. "As castanhas e nozes, por exemplo, desempenham um importante papel na manutenção da boa saúde, além de serem ótimas opções de lanches práticos e rápidos, proporcionando maior tempo de saciedade ao indivíduo.”


Vale lembrar que as preparações intermediárias não substituem as refeições principais. Segundo o livro "Marmitas saudáveis”, também publicado pela Secretaria, pular refeições pode causar dois problemas graves: os quantitativos, quando não é consumido a quantidade satisfatória para suprir as necessidades do organismo, e qualitativos, quando as calorias ingeridas não são acompanhadas de boa qualidade nutricional.

Katlly destaca a relevância de consumir diferentes tipos de alimentos nas refeições para aquisição de nutrientes pelo corpo em quantidades suficientes. "A montagem deve contar com 50% de legumes e verduras variados, crus e cozidos; 25% de carboidratos e 25% de fontes proteicas, de origem animal e vegetal”, comenta. "Práticas saudáveis na alimentação proporcionam o bom funcionamento do organismo, fornecendo energia para a realização das atividades diárias além da prevenção de doenças”, completa a nutricionista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade