Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação saudável

Nutricionista esclarece mitos e verdades sobre a carne suína

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 jan 2021 às 16:22
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que o consumo global de carne aumentou 58% ao longo de 20 anos até o ano de 2018? Esse maior consumo deve-se ao crescimento populacional mundial. Nós, brasileiros, somos a 5ª população que mais consome carne no mundo. Apesar de os cortes bovinos e frango serem carnes muito populares no Brasil, a carne suína é uma excelente alternativa na alimentação por sua qualidade nutricional e sua versatilidade de preparo combinando com vários tipos de molhos, sem contar que a carne suína apresenta sabor suave e um preço mais acessível. Apesar de todas as vantagens de consumo da carne suína, alguns consumidores ainda apresentam dúvidas em relação a sua composição nutricional como valor calórico, colesterol, conteúdo de gordura. A carne suína se encaixa como uma opção que pode compor uma dieta saudável além de ser muito saborosa, como explica a nutricionista Natália Alencar, Analista de Qualidade da BRF, uma companhia de alimentos.


A carne suína é nutritiva? A carne suína é rica em nutrientes, dentre as suas propriedades nutricionais apresenta alto teor de potássio, ferro e vitaminas do complexo B com destaque para vitamina B12. Além disso, apresenta teor de proteínas similar aos demais cortes de carne e de alto valor biológico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


MITO OU VERDADE?

Leia mais:

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente

Imagem de destaque
Delícias!

Repolho: aproveite que está na época e faça estas seis receitas deliciosas!

Imagem de destaque

Como montar uma cesta de Páscoa? Confira ideias para presentear


A carne suína engorda mais? MITO. A carne suína apresenta calorias semelhantes a outros cortes cárneos, por exemplo o lombo apresenta um valor calórico inferior comparado a sobrecoxa de frango ou cortes bovinos. É importante ressaltar que devemos ter uma alimentação saudável por meio de uma dieta equilibrada, ou seja, quantidade suficiente para suprir nossas necessidades fisiológicas e variada.

Publicidade


É menos saudável? MITO. A carne suína é rica em nutrientes. A carne suína é pobre em sódio e rica em potássio, dois minerais aliados na regulação da pressão arterial, auxiliando na manutenção da pressão arterial para indivíduos que seguem uma dieta balanceada e rica em nutrientes.


É uma carne com mais gordura e pode aumentar o colesterol? MITO. Diferentemente do que muitos consumidores imaginam, o teor de colesterol da carne suína é inferior comparado a outros cortes cárneos. Uma dica para consumir menos gordura está na escolha do corte, por exemplo, o lombo é uma carne mais magra comparado ao pernil suíno. Outra vantagem da carne suína é que, dependendo do corte, é possível você retirar a gordura aparente da carne, uma vez que, a gordura não está entremeada na carne.


É carne vermelha ou branca? Carne suína é considerada vermelha, a cor da carne é influenciada pelos pigmentos de mioglobina existentes no músculo. A quantidade de mioglobina existente na carne pode variar de acordo com alguns aspectos como a espécie, idade do animal. A carne suína caracteriza-se por cor uniforme rosada avermelhada possuindo de acordo com o corte uma camada de gordura superficial.

Existem várias opções de cortes suínos in natura para você inserir no seu cardápio como lombo, costela, copa lombo, filé mignon e pernil suíno, no qual podem ser preparados de formas mais simples ou até mesmos mais elaborada e de fato será um sucesso na alimentação da sua família.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade