Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
2 receitas com esta delícia!

O que é o chimichurri e como utilizá-lo em suas receitas?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 set 2020 às 14:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Ele é utilizado para marinar a carne antes assá-la ou para acompanhá-la depois de pronta.


O chimichurri é uma espécie de vinagrete à base de ervas, com salsinha, coentro, alho, cebola, orégano, pimenta vermelha, pimenta preta, vinagre e azeite de oliva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos pratos que utilizam o chimichurri mais conhecidos é o choripán, também chamado de chori, é nada mais que um tipo de sanduíche de linguiça (chorizo).

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


O chimichurri também pode ser tanto utilizado em aperitivos de entrada, com legumes, em hambúrgueres... Preparamos duas receitas inusitadas utilizando o Chimichurri da Alho Negro do Sítio: uma caponata de berinjela e um escondidinho de carne seca, que ficaram simplesmente incríveis! Confira!

Publicidade



Caponata de beringela com chimichurri de alho negro


Divulgação
Divulgação


Ingredientes
- 2 berinjelas

Publicidade


- 1 abobrinha


- 2 talos de aipo (salsão)

Publicidade


- 1/2 pimentão vermelho ou amarelo


- 1 cebola

Publicidade


- 50 gramas de chimichurri


- 150 gramas de azeitona verde sem caroço

Publicidade


- 50 gramas de uva passa


- 25 gramas de alcaparra

Publicidade


- 100 gramas de nozes (ou castanhas)


- 1 dente de alho


- Azeite QB


- Sal QB


- Pimenta de reino QB



Modo de Preparo
- Pique em cubos de 1cm as berinjelas, a abobrinha, a cebola e o pimentão. Fatie finamente os talos de salsão e corte grosseiramente as nozes (ou castanhas). Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e tempere com o chimichurri, um pouco de sal, pimenta do reino e regue generosamente com o azeite. Misture bem e coloque no forno à temperatura média e espere cerca de 1h. Passe para uma tigela ou refratário e deixar esfriar. Se precisar, acerte o sal e regue com um pouco de azeite extra virgem.


Escondidinho de carne seca com chimichurri de alho negro


Divulgação
Divulgação


O Escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.


Ingredientes
- 50 gramas de chimichurri de alho negro


- 800 gramas de carne seca


- 1 alho


- 100 ml de creme de leite


- 1/2 cebola


- 200 ml de leite ou 100 ml de leite de coco


- 120 gramas de queijo coalho (ou parmesão) p/ gratinar


- 50 gramas de manteiga


- 500 gramas de mandioca


- 1 pimenta dedo de moça


- Sal à gosto


- Pimenta preta à gosto



Modo de Preparo
- Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tigelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.



Você já ouviu falar do alho negro?


Divulgação
Divulgação


O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. Lá, é muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. A ele são atribuídos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecimento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol, efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.


E não é só isso! Com seu sabor adocicado e textura macia, cada vez mais vem ganhando admiradores no mundo todo. No lugar daquela característica ardência e forte odor do alho comum, entra em cena toques frutados e de umami, tudo muito sutil e delicado. Você precisa experimentar!



Uma espécie exótica?

Engana-se quem pensa que o alho negro é uma espécie diferente de alho. Na verdade, ele é feito a partir do alho comum em um processo de maturação onde é submetido à condições de temperatura e umidade controladas por vários dias. Para produzi-lo, não é adicionado nada além do próprio alho, em um processo 100% natural.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade