Pratos gratinados são irresistíveis; confira 10 receitas

por Redação Bonde
   

Seja no almoço ou no jantar, quem não gosta de um prato gratinado? Com queijo e molho por cima, as batatas, massas, legumes e carnes ficam macios por dentro e crocantes por fora, se transformando em acompamentos ou pratos principais perfeitos. A técnica deliciosa surgiu por volta de 1870, na França. A suspeita é de que o termo "gratinar" tenha origem do termo em francês "gratter", que significia algo como "picar", em refência aos queijos que são picados antes de adicionados às receitas.

Na hora de gratinar, o queijo parmesão costuma ser bastante utilizado, porém, queijos mais macios como a mussarela, emmental, gruyère, meia-cura, são excelentes opções. Somente o queijo branco, queridinho daqueles que estão de dieta, não é recomendado para as receitas gratinadas. Apesar de macios, eles ficam com aspecto "borrachento".

Além do queijo, o molho é superimportante para os gratinados, já que são eles os responsáveis por não deixar a receita ressecada. Para chegar ao ponto ideal do prato, observe quando o quejo começa a levantar bolhas.

Ficou com água na boca? Separamos dez receitas de gratinados deliciosos que fizeram sucesso aqui no Bonde. Há receitas clássicas como as batatas, light para quem não quer sair da dieta e diversas outras opções. Confira!

Para o almoço, frango gratinado com catupiry - Reprodução
Aprenda fazer arroz de forno gratinado - Reprodução
Sanduíche gratinado é opção saudável para o lanche - Reprodução
Fácil demais! Camarão ao queijo gratinado - Reprodução
Legumes gratinados são deliciosos e pouco calóricos - Reprodução
Gratinado de abóbora com carne seca é opção para o almoço - Reprodução/Panelaterapia
Prepare strogonoff gratinado e arrase na cozinha! - Reprodução
Experimente fazer batata gratinada à grega. É deliciosa! - Reprodução
Couve-flor gratinada é ótimo acompanhamento para o almoço - Reprodução
Rápida, fácil e gostosa: vá de batata gratinada no almoço - Reprodução/Mococa

(Fonte: iG)

Conteúdo relacionado: