Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vem aprender!

Saiba como harmonizar pratos típicos do Natal com cerveja

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 dez 2019 às 08:13
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que é possível harmonizar cervejas com pratos típicos do Natal? Uma das datas mais tradicionais do calendário, o dia 25 de dezembro costuma ser uma data em que amigos e familiares se reúnem, além de trocarem presentes, confraternizar e saborear pratos típicos. Muitos costumam brindar com espumantes, vinhos e até cerveja.

Uma das bebidas mais consumidas do país, a cerveja é presença quase obrigatória na mesa, mas muitos costumam ter duvidas na hora de harmonizar ela com algum prato natalino. Para ajudar nessa questão, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nozes, castanhas e amêndoas

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja as regras de colheita

Começa no dia 1° de abril a temporada 2024 do pinhão no Paraná

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Bacalhau na Páscoa? Confira 15 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Dicas valiosas

Saiba como dessalgar o bacalhau corretamente


Os petiscos estão sempre presentes na mesa, seja para decorar ou para consumo antes ou depois das refeições. Como se trata de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que inclusive é a mais consumida do mundo. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes.

Publicidade


Carnes brancas, aves e suínos


Na hora de harmonizar com os pratos principais, a dica é a cerveja Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado é esse estilo.

Publicidade


Frutos do mar e peixes


Por serem pratos leves, a pedida é a tradicional cerveja de trigo Weiss, bastante popular na Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.

Publicidade


Acompanhamentos como arroz e frutas


Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. O aroma é de malte doce com ésteres frutados, remete às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.


Sobremesas

É isso mesmo que você leu: as cervejas também podem resultar em uma ótima combinação com sobremesas. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cervejas escuras. De origem inglesa, possuem notas de café e chocolate.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade