Saiba mais sobre os 4 tipos do chocolate

   

O chocolate é a sobremesa preferida de muitos brasileiros. Pesquisa realizada em 2016 pela Dunnhumby, empresa especializada em ciência do consumidor, revela que anualmente, cada brasileiro consome, em média, 2,5 kg de chocolate - o equivalente a 16 barras. O Sul é a região do país onde as pessoas mais comem chocolate (4,5 kg/ano). E se você faz parte desse grupo, que come muito chocolate e não vive sem, Isabela Martins Biondo, proprietária do Ateliê do Chocolate traz informações para você conhecer ainda mais sobre essa delícia.

Pixabay

Isabela produz chocolates há 15 anos e afirma que só trabalha com uma linha de chocolates de qualidade, ou seja, aqueles que têm mais de 25% de cacau em sua composição, afinal segundo resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), abaixo desse percentual não é considerado chocolate. O chocolate se subdivide em: amargo, meio amargo, ao leite e branco. Veja as características de cada um e saiba escolher qual mais agrada seu paladar.

Chocolate amargo

"O chocolate amargo é o mais puro, ele possui 80% de cacau, baixo teor de açúcar, de gordura e não tem leite em sua composição. É o mais escuro", explica Isabela que indica o chocolate amargo para aquelas pessoas que sentem a necessidade de comer chocolate todos os dias. "Como ele é o mais puro, é o mais saudável, então se for para comer com uma frequência maior com certeza ele é a melhor opção".

Chocolate meio amargo

O meio amargo é o queridinho por ser o meio termo, nem tão puro quanto o amargo e nem tão doce quanto o ao leite. "Este chocolate leva 40% de cacau em sua composição e contém uma baixa adição de açúcar e leite", conta a proprietária do Ateliê do Chocolate.

Chocolate ao leite

Isabela diz que o chocolate ao leite é o mais consumido por atender mais rapidamente a famosa ‘vontade de comer um doce’. "Isso deve-se ao fato dele conter uma quantidade maior de açúcar. E como o próprio nome já diz, este chocolate contém leite e possui 35% de cacau".

Chocolate branco

"Falar de chocolate branco é entrar em polêmica, pois muita gente diz que não é chocolate por não ter cacau em sua composição, mas o chocolate branco contém manteiga de cacau, então o considero sim como chocolate. Entre os chocolates nobres é o que mais tem adição de açúcar, leite e gordura", informa.

Para melhorar ainda mais sua experiência ao comer chocolate, Isabela recomenda o consumo do chocolate artesanal: "Na produção artesanal o cuidado para manter as quantidades adequadas de cada ingrediente é maior. A escolha das matérias-primas também é feita a dedo, o que resulta em sabor e aroma mais puros. Essa seleção também impacta no preço, o chocolate artesanal é mais barato".

O Ateliê do Chocolate trabalha com a produção artesanal e com produtos personalizados. As embalagens - e os próprios chocolates - podem conter a logo e nome da empresa. Para encomendas em pequenas quantidades o pedido deve ser feito de três a sete dias de antecedência. Para grandes eventos, pedir 15 a 30 dias antes da data. O telefone para contato é o (43) 9.8403-7662.

Assista mais sobre o Ateliê do Chocolate: