Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vai receber alguém especial?

Truques de empratamento: saiba como deixar as receitas mais bonitas

Redação Bonde com Tudo Gostoso
16 mai 2019 às 15:04
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma comida gostosa pode ficar ainda melhor se soubermos apresentá-la. Uma comida gostosa e bem feita conquista todos. Ainda mais se, além disso, ela esteja bonita e organizada no prato. A visão faz parte de como nos relacionamos com a comida. Nós comemos com os olhos, então, a apresentação das receitas também é importante. Confira alguns truques de empratamento para você arrasar na cozinha e fazer pratos dignos de restaurante com estrela Michelin.


Defina muito bem a receita e os ingredientes

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Antes de começar a preparar a sua receita, defina desde o alimento principal até os acompanhamentos e a decoração. Veja qual proteína combina com qual legume ou carboidrato. Tente ter em mente como você vai querer o resultado final e escolha uma bela combinação. Não foque somente no sabor, mas também como aqueles ingredientes vão dialogar entre si na apresentação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Muito caro

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Imagem de destaque
Saiba mais

Queijo Morro Azul, de Pomerode (SC), é eleito o melhor do mundo em concurso internacional


Mais cor e textura

Publicidade


É fato que quanto mais a receita for colorida, mais chances de ela ficar bonita. Por isso, não tenha medo de se arriscar em texturas diferentes e cores vibrantes. Só lembre de associar as cores e texturas entre si para que tudo fique combinando. Dê preferência para as cores primárias: trabalhar com elas é mais fácil. Assim, misturar o verde com vermelho e o amarelo com roxo dá sempre certo.


Louças simples e brancas

Publicidade


Imagine que seus pratos e recipientes são a tela da sua pintura. Por isso, aposte em louças simples e brancas, que não roubem atenção da comida. Deixe que suas receitas falem por si e que o prato seja apenas a base. Se quiser inovar e usar cores mais diferentes na louça, lembre de se atentar ao contraste para que nada se sobreponha à comida.


Atenção na montagem

Publicidade


Sua comida está pronta e está na hora de montar? Faça com calma! Comece separando os pratos e alinhando cada uma deles como se fosse uma linha de montagem (emprate todos ao mesmo tempo). Comece pela estrela do prato, coloque a comida de destaque no meio ou nas pontas e a envolva com os acompanhamentos e decoração. Você também pode empilhar os ingredientes para dar mais destaque.


Dica: fique de olho na harmonização e coloque sempre quantidade de ingredientes ímpares. Isso facilita na organização e deixa tudo mais bonito.


Cuidado com a quantidade: não coloque a mais ou a menos de nenhum ingrediente. Além disso, tente não colocar decorações não comestíveis na apresentação do prato. Aposte em raspas de chocolate, queijo ralado ou ervas frescas para polvilhar com facilidade, por exemplo.

Agora é só começar a preparar e deixar seus pratos mais gostosos e bonitos. Lembre-se sempre da palavra mais importante: harmonização. Dê os toque finais depois de pronto e limpe qualquer sujeira nas beiradas do prato com um papel-toalha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade