Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Limão japonês

Você já ouviu falar do yuzu? Conheça a fruta mais pesquisada pelos brasileiros em 2019

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 jan 2020 às 17:05
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nome pouco comum entre os brasileiros e que provavelmente você não conhece. Entretanto, um dado impressionante do Google afirma que essa fruta ficou em sexto lugar no ranking de pesquisas no Brasil, apenas atrás das palavras libido, cagarra, democratização, golden shower e shallow now. Essa iguaria é originária da China -- o yuzu, limão japonês, é muito conhecido na ásia e ficou mais popular no Japão.

O yuzu tem formato de laranja, só que na cor amarela. Possui um cheiro bem forte e cítrico, além de ser uma fruta muito perfumada. Ele lembra muito uma tangerina, com o seu cheiro forte quando descascado, e o sabor não é tão forte quanto um limão comum.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O principal produtor é a cidade de Kochi, no Japão, por ser uma região costeira quente e úmida, atendendo todas as condições para a produção desta fruta. A produção equivale à metade da produção total do país. O suco produzido na cidade é conhecido como o mais saboroso e aromático do mundo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná

Imagem de destaque
14 de abril

No Dia Mundial do Café, aprenda a preparar 12 receitas deliciosas


Muitos japoneses tem o costume de beber uma xícara de yuzu, porque a fruta tem um poder muito forte para a saúde por conter três vezes mais vitamina C do que o limão convencional. É muito fibroso e auxilia na absorção da glicose, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Publicidade



Culinária
Em cursos de gastronomia e cozinhas famosas, é muito comum que os profissionais comecem a utilizar novos alimentos na criação de novos pratos. Os restaurantes japoneses no Brasil já estão usando bastante essa fruta. Uma pitada de sua acidez equilibra o prato. Ela serve principalmente para os pratos com peixe, em pratos quentes, e também no molho de missô, em sushis e sobremesas.



Outras utilidades da fruta

A fruta serve para outras utilidades também, como o vinagre, que tem o nome científico de citrus junos, derivado do nome japonês "yu no su” (vinagre yuzu) -- e alguns japoneses gostam de banhos terapêuticos também. Além disso, é usado muito na Coreia, com o intuito de evitar a gripe -- fatias finas da própria fruta, misturadas com açúcar e mel. Uma colher desse xarope misturado com um copo de água quente é o suficiente para se preparar uma bebida chamada yujacha.
Sem contar a parte de beleza, pois a sua fragrância também é utilizada em várias loções, perfumes e sabonetes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade